Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Miniempresa 2019

Camaleou S.A./E transforma embalagens de salgadinhos em nécessaries

Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2019, 18h39 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2019, 12h57

O grupo integra a edição 2019 do programa Miniempresa no Câmpus Goiânia do IFG

Miniempresa Camaleou S.A./E, desenvolvida por alunos dos cursos técnicos integrados do Câmpus Goiânia, comercializa nécessaire fabricada com embalagens de salgadinhos.
Miniempresa Camaleou S.A./E, desenvolvida por alunos dos cursos técnicos integrados do Câmpus Goiânia, comercializa nécessaire fabricada com embalagens de salgadinhos. ( Fotos: Divulgação/Camaleou S.A./E)

A miniempresa Camaleou S.A./E do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), que participa da edição 2019 do programa Miniempresa organizado pela Junior Achievement Goiás, inova ao criar uma nécessarie tendo como matéria-prima embalagens de salgadinhos, que usualmente não são recicladas ou reutilizadas. A equipe, composta por 33 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia, enfrenta o desafio de empreender com objetivo de receber premiações no programa Miniempresa.

O nome da empresa foi escolhido a partir de sugestões feita pela equipe e por meio de votação, sendo que Camaleou recebeu a maior quantidade de votos, definindo o nome da miniempresa 2019 do Câmpus Goiania. O nome diferente da miniempresa associa-se ao produto criativo desenvolvido pelos estudantes, que se trata de uma nécessarie confeccionada com embalagens de salgadinhos. Para o grupo, o nome Camaleou representa bem o aspecto colorido e diversificado do produto e uma alusão à figura do camaleão.

De acordo com a equipe, a ideia de desenvolver um produto como uma nécessarie, visa ajudar na organização cotidiana. A bolsinha pode ser utilizada para guardar lápis, maquiagem, dinheiro ou qualquer outro item necessário. A fabricação das nécessaires está a todo vapor e o grupo já comercializa as peças.

Os trabalhos da miniempresa do Câmpus Goiânia tiveram início no dia 28 de março, e o grupo se reúne todas quintas-feiras, das 18h às 21h30, na sala S-304, no Câmpus Goiânia. Integram o grupo os alunos: Alexandra Evangelista Prates, Aléxia Santos Vasconcelos, Alícia Euvira de Araújo Damasio, Angelica Lucia Almeida, Arthur Saldanha Guimaraes, Arthur Silva Gomes, Brenda Gomes Ramalho, Bruna Aquino Rodrigues, César Caus Portilho, Daniele da Silva Zezuino, Delubio Pereira Gonçalves Filho, Gilberto Cigerza Junior, Guilherme Ananias Cardoso, Gustavo Carvalho De Assis, Hugo Yukio Tiyoda, Iago Alves Brito, Isabel Ferreira Souza, João Pedro Souza, Johann Lukas A. Brasil, Josué Menezes de Novaes, Káren Cristina De Oliveira Farias,Lara Inêz Alves Cruz, Letícia Iuata Alves Cardoso, Matheus Lôpo de Souza Alkmim, Maxwell De Araújo Fleury, Messias De Freitas Alves Neto, Nathália Pereira Lovi, Otavio Rodrigues de Amirim Neto, Patrick Willian Rodrigues Santana, Pedro Paulo Marques Vidal, Thaís Lourenço de Almeida e Thiago Henrique Vieira Costa.

Durante a jornada da Miniempresa 2019, os estudantes são auxiliados e motivados por especialistas, chamados de advisers, que colaboram de acordo com as suas experiências profissionais e afinidades nas mais diversas áreas que envolvem um negócio: recursos humanos, finanças, produção e marketing.

Para a presidente da Camaleou, Nathalia Pereira Lovi, aluna do curso técnico integrado em Edificações, a participação no programa Miniempresa é uma grande oportunidade: “A oportunidade que nos é oferecida de participar do programa Miniempresa, da Junior Achievement, é bastante válida e uma experiência única para o aprendizado, desenvolvimento, crescimento pessoal e principalmente profissional. Nos apresentando o que é o empreendedorismo e como é todo o processo de criação e estruturação de uma empresa. Podendo assim, conhecer e participar de cada etapa, desde a escolha do produto até a venda deste para o cliente. Tendo a orientação e aparato dos advisers, sempre que necessário, para alcançar os nossos objetivos e almejar maiores conquistas”, ressalta a estudante.

Empreendedorismo social
Além da comercialização do produto, o programa também incentiva o trabalho social, pois, segundo os participantes da miniempresa, uma das preocupações é o bem-estar do próximo, integrando, portanto, projetos altruístas e filantrópicos. Para tanto, a equipe realiza a arrecadação de alimentos, uma ação proposta pela Junior Achievement Goiás, em que os alimentos arrecadados serão entregues a uma instituição filantrópica encarregada de doá-los a comunidades carentes. Além disso, a arrecadação de alimentos conta pontos para a miniempresa que mais arrecadar na jornada 2019. No Câmpus Goiânia, a arrecadação pode ser feita no Grêmio e nos departamentos 1, 2 e 3.

A equipe Camaleou participará ainda da Feira de Miniempresas, que reunirá todos os grupos de escolas de ensino médio que participam da jornada 2019 do programa. A Feira de Miniempresas está marcada para ocorrer no dia 1º de junho, no Flamboyant Shopping Center, em Goiânia. Quem quiser conhecer a miniempresa Camaleou S.A./E do Câmpus Goiânia pode seguir o grupo no Instagram pelo perfil: @camaleousae.

O programa Miniempresa é organizado pela  Junior Achievement Goiás e proporciona experiências práticas em negócios para estudantes do ensino médio, por meio da organização e operação de uma empresa. No programa, os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.

 

Equipe da miniempresa 2019 do Câmpus Goiânia do IFG, Camaleou S.A./E.
Equipe da miniempresa 2019 do Câmpus Goiânia do IFG, Camaleou S.A./E.


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página