Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

LAPASSION@GOIÂNIA

Com o objetivo de pensar soluções práticas para problemas reais, começa a etapa de desenvolvimento do Lapassion

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quinta, 02 de Abril de 2020, 14h26

Solenidade de abertura da etapa de desenvolvimento foi realizada na manhã desta segunda-feira, no Câmpus Goiânia

Mesa diretiva durante a solenidade de abertura da etapa de desenvolvimento de projetos do Lapassion
Mesa diretiva durante a solenidade de abertura da etapa de desenvolvimento de projetos do Lapassion

Internacionalização. Indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão. Resolução de desafios. Intercâmbio. Esses são alguns dos elementos que serão trabalhados na etapa de desenvolvimento do Lapassion@Goiânia, que começou nesta segunda-feira, 9 de março, no Instituto Federal de Goiás. Com o objetivo de trazer boas práticas desenvolvidas na Europa para instituições da América Latina, estudantes selecionados irão nas próximas 10 semanas elaborar projetos multidisciplinares com o tema “Como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável”.

A solenidade de abertura dessa etapa de desenvolvimento do projeto internacional que tem o IFG como uma das sedes no país foi realizada na manhã desta segunda-feira, 9 de março, no Câmpus Goiânia e contou com a presença de vários gestores do IFG, além de convidados de outras esferas governamentais.

Participaram da mesa diretiva da solenidade, o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete; a diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães; a líder da bancada goiana no Congresso Nacional, a deputada federal do PDT, Flávia Morais; e o coordenador do Lapassion no âmbito do IFG, Ruberley Rodrigues de Souza.

Estiveram presentes também no evento os pró-reitores do IFG de Ensino, Oneida Irigon; Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Amaury França; Extensão, Daniel Barbosa; Administração, José Carlos Barros. Além dos pró-reitores, prestigiaram a solenidade diretores de alguns câmpus do IFG, como do Câmpus Inhumas, Luciano dos Santos; e do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso, além de outros gestores de câmpus. Prestigiaram também a solenidade representantes do governo estadual e municipal, de Goiânia e Senador Canedo, representantes do Sistema S, da Fapeg e da UFG.
 
Oportunidade e internacionalização

Para o coordenador do Lapassion na Instituição, Ruberley Rodrigues de Souza, ter o IFG como uma das sedes da etapa de desenvolvimento dos projetos multidisciplinares do Projeto é muito especial: “hoje estamos dando início à etapa Lapassion @Goiânia, e isso é muito importante para nossa Instituição, pois esse projeto é mais do que uma ação de mobilidade estudantil: é uma oportunidade de internacionalização, pesquisa, ensino e extensão que tem o poder de englobar toda a Instituição. ”

Chamando atenção para a importância da indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão, que é um princípio da esfera do ensino superior no Brasil, o pró-reitor Paulo Francinete destacou: “os estudantes terão a oportunidade com o projeto de viver na prática essa indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão; isso porque o Lapassion traz uma oportunidade muito importante de colocar esse princípio em prática”.

Para a professora Maria de Lourdes Magalhães, diretora-geral do Câmpus Goiânia, local em que os estudantes irão desenvolver os projetos, “os discentes envolvidos no Lapassion terão a oportunidade de viver 10 semanas de vários desafios e muito aprendizado, e isso é muito importante para o IFG”. Segundo a diretora, após meses de planejamento, o Câmpus Goiânia “ratifica o compromisso de acolher de forma cuidadosa e respeitosa todos os alunos que irão participar do projeto”, destacou a docente.

Prestigiando a solenidade de abertura, a líder da bancada goiana no Congresso Nacional, deputada Flavia Morais, aproveitou para destacar a importância do IFG para o Estado. Em seu discurso, a parlamentar ressaltou o direcionamento da emenda de bancada que foi destinada aos Institutos Federais e chamou atenção para a importância dos IFs, especialmente o IFG, que, segundo a deputada “é uma instituição que tem muita credibilidade diante dos parlamentares goianos”. Além disso, a líder da bancada goiana chamou atenção para a importância das atividades que o IFG promove, como esse intercâmbio e a articulação que está sendo realizada com o Projeto Lapassion, uma ação que envolve vários países com o objetivo de estabelecer a troca de experiências e de conhecimento, apresentando, assim, uma oportunidade de pensar soluções práticas para problemas reais.

O reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, além de agradecer a emenda destinada aos Institutos Federais mencionada pela deputada, destacou a importância da indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão, que pode ser percebida em um projeto como esse. Além disso, o reitor ressaltou a importância da realização do projeto no IFG, dizendo que “o Lapassion é um projeto que define novos caminhos para nossa instituição, sobretudo no âmbito da inovação”. Agradecendo a presença de todos os presentes, o reitor aproveitou para desejar um bom evento para todos os envolvidos nessa etapa de desenvolvimento do projeto durante as próximas 10 semanas.

LAPASSION

Equipe envolvida no Projeto Lapassion, após a solenidade de abertura
Equipe envolvida no Projeto Lapassion, após a solenidade de abertura

 

Além dessa etapa no IFG, simultaneamente serão realizadas outras três no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e nas instituições chilenas Fundação do Instituto Profissional (DUOC) e Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile), no período de março a junho de 2020.

Nas próximas semanas, os estudantes selecionados do IFG e de outras cinco instituições parceiras (IFTM, IPP; TAMK; PUC-Chile e DUOC) e também dos Institutos Federais do Espírito Santo (IFES), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), sob a supervisão de tutores, desenvolverão ideias a respeito do tema Como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável.

Divididos em grupos multidisciplinares e multi-institucional, os estudantes se dedicarão a resolver os desafios apresentados por empresas e órgãos governamentais parceiros do IFG. Dentre esses parceiros estão, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia de Goiânia; a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia; a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Senador Canedo; a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Senador Canedo; e as empresas Ecológica e Laticínios Bela Vista.

 Elaborado por um consórcio de 13 instituições de ensino superior, o Projeto Lapassion conta com cinco instituições brasileiras: IFG; Instituto Federal do Amazonas (IFAM); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Instituto Federal do Maranhão (IFMA); e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul); duas chilenas (Fundação do Instituto Profissional – DUOC; Pontifícia Universidade Católica do Chile – PUC); duas uruguaias (Universidade Tecnológica do Uruguai – UTEC; Universidade da República do Uruguai – UDELAR); uma portuguesa (Instituto Politécnico do Porto – IPP); duas espanholas (Universidade de Vigo – UVIGO; e Universidade de Salamanca – USal); e uma finlandesa (Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere – TAMK). Participam também do consórcio duas associações: Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Associação de Empresas de Portugal (AEP).
 
 
Confira as fotos da solenidade de abertura em nosso Facebook


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
 


Fim do conteúdo da página