Seleção

IFG oferta 465 vagas para o Vestibular Enem 2020/2

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 13h42 | Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2020, 10h03

São 13 cursos oferecidos em seis câmpus da Instituição

Inscrições abertas para Vestibular Enem 2020/2

O Instituto Federal de Goiás (IFG) inicia nesta segunda-feira, 14, ao meio-dia, as inscrições para o processo seletivo dos cursos superiores, para ingresso neste segundo semestre de 2020. As vagas são ofertadas para os câmpus Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Itumbiara, Luziânia e Uruaçu. As inscrições são gratuitas, bem como os cursos, e serão feitas exclusivamente pela internet até o dia 12 de outubro (acesse a página de inscrições).

Para o Câmpus Goiânia, localizado no Setor Central, ao lado do Mutirama, estão disponíveis 257 vagas para os cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, licenciatura em Física, em História, em Letras-Português, Matemática e Música. Além dessas, ainda São oferecidas vagas para os cursos de licenciatura em Ciências Sociais (Formosa),  licenciatura em Pedagogia (Goiânia Oeste), Engenharia Elétrica (Itumbiara) e licenciatura em Química (Itumbiara, Luziânia e Uruaçu).

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Centro de Seleção – ifg.edu.br/estudenoifg – menu Seleções em Andamento – Vestibular – Vestibular Enem 2020/2. Além do requerimento de inscrição, é preciso preencher o questionário socioeconômico. Pelo edital, o CPF, necessariamente, precisa ser do próprio candidato.

Cotas

Os candidatos que optarem por concorrer por meio da reserva de vagas deverão postar a documentação obrigatória, durante o período de inscrições. Aos candidatos que concorrem às cotas étnico-raciais, precisarão passar por uma banca de verificação, que será realizada via webconferência. No cronograma do edital estão especificadas as datas de convocação e de realização da banca.

Seleção

No momento da inscrição, o candidato vai selecionar a forma como vai concorrer: Sistema Universal ou a Reserva de Vagas (para aqueles que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas), conforme determina o edital. A classificação para as matrículas será realizada por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos de 2013 a 2019.

Para os candidatos inscritos no curso de Licenciatura em Música, a seleção será realizada em duas etapas. A primeira será a seleção por meio da nota do Enem e a segunda etapa será a verificação da habilidade específica em Música. Neste teste de habilitado específica, devido à pandemia da Covid-19, os candidatos deverão postar um vídeo de uma peça de livre escolha em instrumento ou canto, de até cinco minutos, sem edição, em formato MP4 ou MOV. Será publicado um link específico para a postagem do vídeo, na página do Centro de Seleção. Será necessário, ainda, postar a partitura da peça escolhida, em formato .PDF. Os candidatos serão considerados aptos ou inaptos.

Há possibilidade de dispensa desta fase de habilitação específica, para quem já foi aprovado em Teste de Habilidade Específica para ingresso em curso superior da área de Música em alguma Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo Ministério da Educação, nos últimos dois anos. Os documentos para comprovação estão disponíveis no edital do vestibular.

A divulgação do resultado preliminar e do boletim está prevista para dia 11 de novembro. A data de início das aulas ainda será divulgada posteriormente.

Veja o edital do vestibular Enem 2020/2.

Acesse mais informações: http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/vestibular-enem

Faça sua inscrição

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria