COMPETIÇÃO

Câmpus Goiânia leva medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2020, 15h03 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2020, 08h46

Competição reuniu estudantes de vários Institutos Federais do Brasil. Alunos do Câmpus Goiânia também receberam menções honrosas

A segunda fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) foi realizada entre os dias 20 e 22 de novembro e reuniu mais de 5200 estudantes de 239 câmpus de todo o Brasil. O evento está em sua terceira edição e o Câmpus Goiânia foi representado por 19 estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Desses cinco foram contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas.

Todos os alunos premiados são do curso técnico integrado em Eletrônica. Enzo Morato Assis Machado, do 2º ano, levou a medalha de ouro; Matheus Guilherme de Oliveira Moreno, do 3º ano, ficou com a medalha de prata; e Vitor Cristino de Carvalho, do 1º ano, conquistou a medalha de bronze. Rafael Lima Clemente, do 1º ano, e Paulo Roberto de Almeida, do 2º ano, receberam menções honrosas pelo desempenho durante a competição.

Devido à pandemia de Covid-19, a OMIF ocorreu virtualmente e foi dividida em duas fases, sendo que a primeira consistiu em uma prova online e a segunda contou com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais entre outras ações transmitidas via web. A competição OMIF busca estimular o estudo da matemática focado em conceitos, habilidades, lógica e criatividade e não apenas no conteúdo em si e sua reprodução sistemática. “Isso propicia que estudantes de diversos níveis possam ter um bom desempenho, além de propiciar um encontro e troca de experiências com estudantes e professores de outros câmpus e isso se dá nas duas fases da OMIF”, acrescenta o professor do Câmpus Goiânia, Rogério da Silva Cavalcante, responsável pela olimpíada no âmbito do câmpus.

De acordo com o docente, a prova online, correspondente à primeira fase da competição contou com questões que abordavam temas da Matemática como: operações aritméticas, equações, funções, geometria (plana e espacial), probabilidade entre outros. “As questões são elaboradas por professores da rede (Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e só a leitura e tentativa de resolução já faz com que o estudante melhore sua interpretação e desenvoltura matemática”, explica Rogério.

Já a segunda fase ocorreu em um câmpus sede e adotou critérios para selecionar alunos de todos os câmpus inscritos para participarem de um evento matemático-social. “O foco da segunda fase não é apenas prova mas também aplicações, história, minicursos, palestras, atualidades e oficinas de matemática e de outras áreas visando uma formação ampla e plural. A título de exemplo, esse ano tivemos atividades envolvendo questões étnico-raciais, de gênero e psicológicas que se materializaram com musicais, monólogos, mesa temática e palestras. Diante do exposto acredito que é muito importante a participação de todos alunos e alunas no evento da OMIF e essa é a expectativa pro ano que vem”, completa o professor.

Confira mais informações sobre a II OMIF.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.