Inscrições para exame de proficiência vão até dia 23 de setembro

Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 15h16 | Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 09h16

Estudantes devem acessar a página Editais de Ensino do Câmpus Goiânia e se inscrever até as 14 horas

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas até as 14 horas do dia 23 de setembro para o edital de proficiência, referente ao segundo semestre de 2021. A seleção é voltada aos estudantes regularmente matriculados nos cursos superiores do câmpus. As inscrições devem ser realizadas pela página de Editais de Ensino do Câmpus Goiânia, clicando em Proficiência.

Inscreva-se até as 14 horas do dia 23 de setembro. Dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail gaae.goiania@ifg.edu.br

Com o exame de proficiência, os alunos aprovados ficam dispensados de frequentar as aulas da disciplina aproveitada e podem se matricular em outras subsequentes, caso haja vaga disponível. O estudante poderá se inscrever no edital para comprovar a proficiência em uma ou mais disciplinas. É preciso solicitar inscrição individual em cada disciplina.

Para cada disciplina que o aluno queira se submeter ao exame, é preciso preencher a ficha de solicitação (Anexo I), anexar os documentos comprovantes que devem ser enviados em um único arquivo em formato PDF para o link específico na página de Ensino do Câmpus Goiânia.

Para participar, o aluno deve atender aos seguintes requisitos: estar regularmente matriculado no segundo semestre letivo de 2021 do Câmpus Goiânia; efetuar a inscrição para o exame no prazo estipulado pelo edital; demonstrar extraordinário domínio de conteúdos por meio do histórico escolar; ser portador de certificado de conclusão de estudos em cursos regulares da educação profissional ou em outras modalidades de ensino; ou comprovar domínio de conhecimentos obtidos a partir das competências adquiridas no trabalho, por meios formais e não formais.

As disciplinas disponíveis para o exame de proficiência, resultantes dos pedidos deferidos, estão vinculadas à matriz curricular do curso e serão avaliadas conforme o plano de ensino, e os seus conteúdos devem constar do programa vigente aprovado no Conselho Departamental responsável, observando o projeto do curso.

As inscrições deferidas para o exame de proficiência serão divulgadas na página de editais de ensino do Câmpus Goiânia e/ou nos Departamentos de Áreas Acadêmicas do Câmpus Goiânia até o dia 28 de setembro. Junto à relação das solicitações deferidas estarão também informações sobre os conteúdos programáticos, a data, o horário e o local das avaliações.

As provas de proficiência serão aplicadas presencialmente entre os dias 5 e 7 de outubro, conforme definição dos departamentos acadêmicos do câmpus. Será considerado aprovado no exame o candidato que alcançar nota final igual ou superior a 8.

O resultado final do exame está previsto para ser publicado no dia 13 de outubro. Até o dia 16 de outubro, o coordenador acadêmico do departamento responsável pelo curso deverá lançar a nota final obtida pelo discente no sistema Q-Acadêmico.

Consulte aqui o Edital do Exame de Proficiência 2021/2 – Câmpus Goiânia

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.