MOBILIDADE URBANA

Inaugurada ciclorrota IFG que liga o Câmpus Goiânia à Rua 4, na região Central

Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 17h15 | Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 09h16

Evento, realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade, contou com parceria do câmpus

Da esquerda para a direita: vereador Anselmo Pereira; diretora do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães; e Secretário Municipal de Mobilidade, Horário Mello e Cunha Santos

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu no último sábado, 18 de setembro, trecho da ciclorrota IFG inaugurada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM). A via, que prioriza a passagem de ciclistas, liga a Instituição, localizada na Rua 75, à Rua 4, no Centro da Capital. O evento de inauguração contou com as presenças da diretora do Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães, do secretário municipal de mobilidade, Horácio Mello e Cunha Santos, do vereador Anselmo Pereira, e demais convidados da SMM.

A ciclorrota vai ao encontro do projeto do Câmpus Goiânia de aumentar o acesso à unidade, quando solicitou a instalação de estação de bicicletas compartilhadas em junho de 2019. Desde então, a Instituição conta com um ponto de empréstimo de bicicletas, GynDeBike, situado na calçada da unidade, ao lado do Teatro, em frente à Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA).

Para a diretora do Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães, a ciclorrota trará mais segurança à comunidade acadêmica. “Essa ciclofaixa vai ser uma ajuda extremamente importante para o centro de Goiânia e para toda comunidade acadêmica aqui do IFG. Nós temos vários alunos que vêm de bicicleta. Isso dá uma segurança aos nossos alunos e servidores”, afirma.

O trecho, segundo o secretário Horácio Mello e Cunha Santos, compõem os mais de 80 quilômetros entre ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas em Goiânia. A ideia da SMM, que fez o lançamento da via na abertura da Semana Nacional de Trânsito, é apostar em formas sustentáveis de mobilidade para a cidade.

Sobre isso, a professora Maria de Lourdes colocou a Instituição à disposição para estabelecer parcerias e avançar para formas mais seguras e ecologicamente corretas de transporte. “E é isso: pensar numa cidade sustentável, pensar numa cidade para todos, com menos carros e mais bicicletas. A gente precisa fortalecer essas parcerias entre as instituições. Temos aqui dois cursos na área de transporte que podem muito bem fortalecer essa questão de segurança no trânsito”, disse se referindo ao curso técnico integrado em Transporte Rodoviário, na modalidade educação de jovens e adultos, e ao bacharelado em Engenharia de Transportes, ofertados pelo câmpus.

O vereador Anselmo Pereira também frisou a necessidade de investir em mais segurança no trânsito da Capital. “Goiânia é uma das cidades que mais têm acidentes de trânsito. Precisamos criar alternativas”.

Diretor de Administração do Câmpus Goiânia, Paulo Cezar Pereira; coordenadora de Eventos, professora Gleice Sousa; diretora do Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães e Horácio Ferreira, da SMM .

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.