PÓS-GRADUAÇÃO

Câmpus Goiânia realiza aula inaugural do Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 18h16 | Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 11h20

Evento contou com representantes da Pepsico que compartilharam ações sustentáveis adotadas pela empresa

Professor Raphael de Aquino Gomes, coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade

Nessa segunda-feira, 20 de setembro, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou a aula inaugural do Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade. O curso teve seu primeiro processo seletivo realizado neste semestre e contou com 250 inscritos para as 24 vagas ofertadas. O evento deu as boas vindas aos alunos regulares do programa, aprovados nesse processo seletivo, mas também contou com a participação da comunidade por meio da transmissão pelo canal no Youtube IFG Goiânia. Ao todo, 149 pessoas acompanharam o evento online.

Estiveram presentes na abertura do evento a diretora do Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães; o coordenador do curso de mestrado, professor Raphael de Aquino Gomes; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete Silva Junior; e a diretora executiva do IFG, Adriana dos Reis, que esteve substituindo o reitor, professor Jerônimo Rodrigues.

Para a diretora Maria de Lourdes Magalhães, o Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade traz um ganho à sociedade pela sua proposta em auxiliar \formas de desenvolvimento que tenham menos impacto ambiental e social. “Hoje não podemos ver essas preocupações apenas como algo utópico, mas sim como algo que deve ser colocado em prática por todos, afinal, já estamos sofrendo as consequências de um crescimento irresponsável. É nosso papel, principalmente enquanto uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, investir para fomentar insumos, discussões, pesquisas e aplicações para criar um mundo melhor que a gente deseja, com qualidade de vida para todos nós”.

O coordenador do mestrado, Raphael de Aquino Gomes, reforçou o ponto de vista da diretora e acrescentou: “o mestrado representa para o IFG e para toda a região onde ele está inserido uma importante perspectiva de unir a experiência alcançada na formação dos diferentes níveis de ensino, seja ele básico, técnico, superior e pós-graduação, com desafio de promover intensamente as atividades de pesquisa voltadas para o processo de desenvolvimento regional sustentável”.

Participantes da aula inaugural puderam conhecer algumas das soluções em sustentabilidade adotadas pela Pepsico no Brasil

Criatividade, inovação e sustentabilidade

Para dar o tom sobre o que os alunos terão nos próximos dois anos de curso, a coordenação do Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade convidou representantes da Pepisco: o gerente de Sustentabilidade, Bruno Guerreiro, e a gerente de Cidadania Corporativa, Lidia Favaro.

Eles trouxeram algumas soluções inovadoras que a empresa, conhecida por ser uma das maiores no mundo do ramo alimentício, para gerar menos resíduos e conseguir produzir de maneira sustentável.

Bruno Guerreiro apresentou alguns dos objetivos da empresa como: a redução de gás carbônico, adotando veículos elétricos e investindo em combustíveis renováveis para a frota; impacto positivo sobre a água, com a redução de litros de água potável para a produção dos alimentos; futuro circular de embalagens, com a destinação correta das embalagens e utilização de materiais biodegradáveis em sua constituição; Programa ReCon; mitigação das mudanças climáticas; e zero landfill em 100% das operações, isto é, descarte zero com o reaproveitamento total do que seria lixo na empresa.

Dentre as ações adotadas para tais objetivos, a Pepsico conseguiu, nos últimos 6 anos, uma redução de 56,02% de uso de água potável na produção de seus salgadinhos. O percentual, segundo Bruno Guerreiro, corresponde ao abastecimento de uma cidade de 29.166 residências. Antes, para cada 1 kg de alimento gastava-se 10 litros de água potável.

Além disso, Bruno explicou que o que seria descartado na produção alimentícia da empresa tem sido reaproveitado para produção de ração animal; embalagens e outros descartes viram paletes que auxiliam no transporte dos produtos; outros resíduos viram combustível para caldeiras, dentre outras inovações.

Sobre o PPGTGS

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade do Câmpus Goiânia do IFG, na área básica Interdisciplinar III, tem sua origem vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis. Seu objetivo é formar pesquisadores na perspectiva de unir a experiência alcançada na formação superior, localmente embasada na vocação socioeconômica específica, com o desafio de promover as atividades de pesquisas voltadas para o processo de desenvolvimento regional sustentável.

O curso trabalha no seu projeto pedagógico as interfaces entre Engenharia, Tecnologia, Gestão e Meio Ambiente, promovendo a discussão interdisciplinar exigida pelo tema, apresentando caráter de aprendizagem, de desenvolvimento e inserção de conceitos ambientais, de Engenharia e Gestão aos setores produtivos.

De acordo com o coordenador do mestrado, isso contribui para potencializar o crescimento das atividades de produção e, sobretudo, para identificar e apropriar dos benefícios técnicos, ambientais e socioeconômicos de projetos que visam à geração de energia a partir de fontes alternativas e ao estímulo à preservação de recursos naturais. “Atende ainda às demandas das populações com dificuldade de acesso à energia elétrica e aos recursos tecnológicos que melhoram a qualidade de vida das pessoas”, afirma Raphael.

Confira mais informações sobre o curso em: https://teclimpa.ifg.edu.br .

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.