EXTENSÃO

Abertura oficial do Encontro de Culturas Negras ressalta a importância do evento e expectativas

Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 15h44 | Última atualização em Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 15h11

Atividades online serão realizadas até esta sexta-feira, 3

Abertura do Encontro de Culturas Negras é realizada hoje

Em solenidade de abertura oficial do IV Encontro de Culturas Negras, realizada na manhã de hoje, 1º, gestores do Instituto Federal de Goiás (IFG) ressaltaram a importância do evento para o debate institucional e nacional em relação às questões étnico-raciais, bem como o envolvimento das comunidades interna e externa nos temas ligados ao assunto. O evento está sendo transmitido pelo canal IFG Comunidade no YouTube e segue com atividades até sexta-feira. Também será realizado o VIII Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Para o coordenador-geral da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR), Neville Júlio de Vilasboas e Santos, “nosso evento vai apontar os nossos desafios, avanços e os caminhos que temos a percorrer. Espero que seja tão proveitoso quanto os anteriores. Estou aqui representando a comissão organizadora do evento e quero registar de início o trabalho dos servidores que estão envolvidos”, afirma. Ele diz ainda que a ideia é debater as políticas afirmativas, avançar no combate às desigualdades, dentre outros. “A importância do evento está em pensar a sociedade brasileira nesse momento, isso é fundamental, e vamos propor saídas a partir da ciência, inovação e tecnologia”, complementa.

O Pró-Reitor de Extensão, William Batista dos Santos, espera que o espaço do evento cresça e que cada dia mais essa atividade alcance mais pessoas da comunidade interna e da comunidade externa, contribuindo de forma proveitosa para a vida delas. “Além disso, é importante pois o material fica disponível para que possamos consultar de forma permanente. A partir desse evento temos fortalecido a política de assistência estudantil, a política étnico-racial e outras, além de fortalecer o debate nacional, pois estamos em contato direto com as comunidades quilombolas e com a comunidade em geral”, finaliza.

Também integrante da mesa de abertura, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Thais Amaral e Sousa, ressalta que gostaria que as culturas negras fossem tão expressas e presentes em nosso cotidiano como as demais. "Muitas vezes, a população negra não é nem reconhecida", afirma.

Para encerrar a solenidade, a Pró-Reitora de Ensino, Maria Valeska Lopes, retificou as palavras dos participantes da mesa. Ela lembrou, ainda, da política de ingresso no IFG, que faz a reserva de vagas às pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas, e finalizou sua fala com as palavras do educador brasileiro Paulo Freire. "Para finalizar, vou ficar com Paulo Freire: a educação não transforma o mundo, a educação muda as pessoas. As pessoas transformam o mundo", finaliza.

Programação de hoje

Dia 1º/12

13h30 às 15h15 - Mesa de debate 1 - Lei 12.711: passado, presente e futuro da ação afirmativa na forma de cotas nas Universidades e Institutos Federais. Debatedores: Renísia Cristina Garcia Filice (UnB); Marcilene Garcia de Souza (IFBA); Marcos Abraão Fernandes Ribeiro (IFF). Mediadora: Luciene Dias (UFG). [LIVE] Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=T_YTTICT1b4

15h30 às 17h30 - Mesa de Debate 2 - Cena literária negra, a escrita criativa nas periferias. Debatedores: Dalva Maria Soares e José Falero. Mediadora: Luciene Araújo (IFG). [LIVE] Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=voe4Onz9xnk

19h - Conferência Inaugural: Cidinha da Silva. “Autoria negra na literatura brasileira contemporânea: gerações editoriais de escritoras.” Mediador: Prof. Evaldo (IFG). [LIVE] Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=fMRRu5Q6IdE

21h - Atração artística: show de Luedji Luna e banda. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=7GSnJ4BNWL0

Acesse a programação dos outros dias.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria