IFG publica edital de vagas para portadores de diploma e transferência externa

Publicado: Sexta, 19 de Maio de 2017, 18h56 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2017, 11h26

As inscrições começam na segunda-feira, 22, e podem ser feitas no site do IFG

Quem já possui um curso superior e quer fazer uma nova graduação pode se inscrever para o processo seletivo de portadores de diploma no Instituto Federal de Goiás. Também há vagas disponíveis para estudantes de outras instituições que queiram se transferir para o IFG. As inscrições começam nesta segunda-feira, 22 de maio, e podem ser feitas até o dia 4 de junho, somente pela internet, no site da Instituição.

Para o Câmpus Goiânia, estão disponíveis 31 vagas para portadores e diploma e mais 41 para transferência externa. As oportunidades são para os cursos: Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Transportes, Bacharelado em Química, Turismo, Sistemas de Informação e nas Licenciaturas em Física, Matemática, História e Letras – Língua Portuguesa.

Há ainda outras 335 vagas distribuídas entre os câmpus Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia Oeste, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Uruaçu e Valparaíso de Goiás. Os cursos disponibilizados em cada câmpus com o número de vaga disponível podem ser conferidos no Edital n. 12/2017 que rege a seleção.

Os interessados em participar do processo seletivo devem preencher o requerimento de inscrição, de acordo com as instruções presentes no edital e também na página eletrônica. Depois dessa etapa, os candidatos devem gerar e imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição de R$ 75, até o dia 5 de junho.

Os portadores de diploma podem pleitear vaga em qualquer curso ofertado pelo IFG. Os estudantes que forem pleitear transferência devem estar matriculados ou ter a matrícula trancada em outra instituição de ensino superior para prosseguimento de estudo no mesmo curso ou curso afim no IFG, de acordo com a tabela de áreas do conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A transferência só é possível a partir do segundo período dos cursos, sendo obrigatório o aproveitamento de pelo menos três disciplinas do primeiro período. O estudante também não pode ter concluído mais de 75% do curso.

Seleção
A seleção dos inscritos será realizada em duas etapas. A primeira consiste na realização da prova de redação e a segunda, na análise curricular dos documentos exigidos no edital. Essa documentação deverá ser protocolada nos dias 26 e 27 de junho, no câmpus para o qual o candidato se inscreveu, das 8 às 18h, com a finalidade de ser encaminhada ao Centro de Seleção, na Reitoria do IFG.

A prova de redação será realizada no dia 18 de junho e o resultado dessa primeira fase será divulgado dia 23 de junho. Para passar à análise curricular, o estudante tem de atingir pelo menos 30 pontos na prova de redação, que vale 100. O resultado preliminar da análise curricular será divulgado dia 4 de julho, e o resultado final do processo seletivo será publicado no dia 14 de julho.

Confira o Edital para seleção de Portador de Diploma e Transferência Externa de Cursos de Graduação.

Acesse outras informações sobre o processo seletivo.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.