Estudo propõe práticas de produção mais limpa no Clube de Engenharia de Goiás

Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2017, 10h29 | Última atualização em Terça, 30 de Maio de 2017, 12h25

A pesquisa, realizada por professor e alunos da Engenharia Ambiental e Sanitária, investigou os serviços de alimentação do clube

Pesquisadores foram ao Clube de Engenharia de Goiás para analisar e sugerir formas mais sustentáveis para os serviços de alimentação do local.

A partir de atividade acadêmica destinada à disciplina de Produção Mais Limpa, professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFG – Câmpus Goiânia, Aldo Muro Júnior, mais estudantes do 3º período do curso, Isabella Melvin, Gabriel Avelar e Mariah Marengão, aplicaram na prática os conhecimentos de sala de aula e, por meio de estudo de caso, desenvolveram pesquisa que propõe ações mais sustentáveis no Clube de Engenharia de Goiás (CENG), localizado em Goiânia. A iniciativa resultou na produção de artigo, que será apresentado entre os dias 24 e 26 de maio, no evento International Workshop on Advances in Cleaner Production, em São Paulo.

A pesquisa analisa os processos produtivos do complexo alimentício do CENG, associação civil que possibilita a convivência social e o lazer de profissionais e acadêmicos de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia em Goiás. No clube, as áreas destinadas aos serviços alimentícios (cozinha, restaurante, churrasqueira e lanchonete) foram investigadas, verificando as mais diversas etapas dos processos produtivos, desde os insumos utilizados para os serviços de alimentação até os resíduos gerados, com objetivo de propor medidas que agregassem práticas de produção mais limpa e aliassem a educação ambiental.

A aluna Isabella Melvin fará a apresentação oral da pesquisa, no dia 24 deste mês, no International Workshop on Advances in Cleaner Production, em São Paulo.

Sustentabilidade
De acordo com o professor Aldo Muro Júnior, a intenção com o trabalho de campo foi o de aplicar os conceitos de produção mais limpa, para mitigar todos os tipos de emissão de energia desnecessários. Incluindo-se os resíduos de todo o tipo, para fazer do clube uma referência para engenharia na sustentabilidade, por meio da produção mais limpa.

Dentre as diversas soluções apresentadas no artigo "Adequação do Complexo Alimentício do Clube de Engenharia de Goiás à Produção Mais Limpa", foram propostas a aplicação de incremento de produtividade à conscientização do pessoal que trabalha nos serviços de alimentação para reduzir perdas, a realização de compostagem, a formação de um minhocário, aproveitamento de água da chuva, substituição de copos descartáveis por cerâmicos, entre outras medidas. “A tônica mundial volve-se para esse conceito até atingir o estágio do Japão, que tem 99% de seu lixo reaproveitado. Almejamos reduzir os resíduos jejunos de destinação correta. Esse trabalho é embrionário no segmento”, destaca o professor Aldo Muro Júnior.

Extensão

Ainda segundo o professor Aldo Muro Júnior, a pesquisa foi possível graças à parceria já existente entre CENG e IFG. As próximas ações são o de prosseguir com o estudo. “O reconhecimento do trabalho foi pungente, a Diretoria (do CENG) adorou o projeto. Agora consolidaremos o projeto a nível de extensão, aplicando-o para as águas das piscinas, podendo ser extrapolado para outros clubes, condomínios e residências. Inexiste limite na aplicabilidade do projeto”, ressalta o professor.

Para consultar o artigo, acesse a programação da edição 2017 do International Workshop on Advances in Cleaner Production.

Coordenação de Comunicação Social do IFG/Câmpus Goiânia