Inscrições para auxílios financeiros estarão abertas de 14 a 31 de maio

Publicado: Sexta, 13 de Maio de 2022, 14h00 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2022, 08h16

Bolsas fazem parte do Programa de Assistência Estudantil destinado a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica

As bolsas são nos valores de R$ 120 e R$ 240. Leia o edital e inscreva-se

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) abre neste sábado, dia 14 de maio, as inscrições para a segunda chamada nos programas de auxílio financeiro da Assistência Estudantil. Podem participar estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados, incluindo EJA, técnicos subsequentes e de graduações do câmpus, que apresentem renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo, considerados em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os discentes devem se inscrever pelo SUAP até o dia 31 de maio.

Confira mais informações sobre a chamada para os programas de Assistência Estudantil do Câmpus Goiânia

Nesta chamada são disponibilizadas bolsas no valor de R$ 120,00 para os auxílios alimentação e permanência. Há também bolsas de R$ 240,00 para o auxílio filho com deficiência. Eles são destinados a estudantes ingressantes e veteranos, inclusive aqueles que já recebem algum auxílio ou que não foram contemplados na chamada anterior, em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em cursos regulares do Câmpus Goiânia.

O objetivo dos programas é atender as necessidades sociais básicas que interfiram na permanência e manutenção desses alunos. De acordo com o edital, os números de vagas e de parcelas a serem pagas estão condicionado à disponibilidade orçamentária e será definido de acordo com o calendário acadêmico do câmpus.

Para se inscrever, o aluno deverá acessar o SUAP, preencher o questionário de caracterização socioeconômica ou atualizá-lo (em caso de discente já participante de algum auxílio) e realizar a inscrição no link “Atividades estudantis/Serviço Social/Programas/Inscrições”. É preciso enviar a documentação exigida nos Anexos I e II, fazendo upload no próprio SUAP ou encaminhando para o e-mail auxilioestudantil.goiania@ifg.edu.br  . Os documentos também poderão ser entregues, em envelope lacrado, na Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), sala T-209, das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 18h às 20h, de segunda a sexta-feira. Os estudantes poderão se inscrever em mais de um programa de auxílio financeiro.

Os estudantes que desejarem receber por conta bancária deverão enviar para o e-mail auxilioestudantil.goiania@ifg.edu.br  cópia do cartão ou foto do aplicativo bancário, contendo o nome do titular da conta, que deve ser o discente, número da agência e conta.

Seleção

Serão selecionados para participação imediata nos programas os estudantes classificados com maior desigualdade socioeconômica, até o limite orçamentário da Instituição. De acordo com o edital, durante todo o ano de 2022, será considerada a ordem de classificação do resultado da chamada para o atendimento de novos estudantes, formando, assim, uma listagem de espera para atendimento, caso haja evasão, conclusão ou desistência de algum participante.

O estudo socioeconômico será realizado pelo Serviço Social do Câmpus Goiânia e compreende a validação dos dados preenchidos pelo candidato no questionário de caracterização socioeconômica, a partir da análise da documentação entregue, podendo ocorrer contato com familiares e/ou visita domiciliar.

Os alunos que ingressarem no câmpus após a realização do processo seletivo e que apresentarem situação de desigualdade socioeconômica maior do que os estudantes da lista de espera poderão ser incluídos extemporaneamente, mediante abertura de processo administrativo, de acordo com a Portaria nº 2079/2021.

O resultado preliminar será divulgado no dia 8 de junho, na página de Assistência Estudantil do Câmpus Goiânia, com prazo para recurso no dia 9 e 10 de junho. O resultado final da seleção será publicado no dia 15 de junho.

Confira o Edital 11/2022 - Segunda chamada para os programas de auxílio financeiro.

Inscreva-se até dia 31 de maio.

Em caso de dúvidas, acesse o Módulo de Assistência Estudantil - Manual do Aluno.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.