SELEÇÃO DE BOLSISTAS

Estudantes podem se inscrever, até dia 15, para receber bolsas de R$ 600 e R$ 800 em projeto de inovação tecnológica

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 15h26 | Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2023, 10h17

Oportunidades são para discentes dos cursos técnicos integrados em Eletrônica e em Telecomunicações, além das Engenharias de Controle Automação e Elétrica

Projeto será executado com recursos do Edital MEC/Setec nº 83/2022, operacionalizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas para estudantes interessados em atuar enquanto bolsistas no projeto de inovação tecnológica Segue o bicho: sistema inteligente de monitoramento de animais silvestres. A Chamada Pública nº 3/2023 oferta três vagas para discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e outras duas para alunos dos cursos superiores do câmpus. Os selecionados vão receber, por 10 meses, bolsas nos valores de R$ 600 (ensino médio) e R$ 800 (graduação).

Inscreva-se até 15 de fevereiro

Podem participar da seleção estudantes que estejam cursando, no mínimo, o sexto período do curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia Elétrica e o quarto ano do técnico integrado em Eletrônica ou em Telecomunicações. As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro. Para realizá-las, basta acessar a página Editais de Bolsistas do Câmpus Goiânia, preencher as informações solicitadas e anexar cópia legível e atualizada do histórico escolar, que pode ser emitido pela Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares ou diretamente no sistema Q-Acadêmico.

A seleção será realizada por meio de verificação do coeficiente de rendimento acadêmico e entrevistas, cada etapa totalizando 50 pontos. Passarão para a etapa de entrevistas apenas os cinco primeiros candidatos classificados na primeira etapa, que se refere ao coeficiente de rendimento acadêmico. As entrevistas serão realizadas no dia 23 de fevereiro, presencialmente no Câmpus Goiânia.

O projeto

Segue o bicho: sistema inteligente de monitoramento de animais silvestres tem o objetivo de desenvolver um sistema inteligente desses animais a partir de um colar de comunicação em radiofrequência e geolocalização. O projeto tem previsão de iniciar em março de 2023 com duração até 31 de dezembro de 2024. O edital prevê o pagamento das bolsas durante 10 meses do ano de 2023.

Os recursos para o pagamento das bolsas são provenientes do Edital MEC/Setec nº 83/2022 – chamamento público para seleção de propostas de instituições da Rede Federal para a implementação de programa de capacitação de estudantes denominado Oficinas 4.0, no qual foi contemplado. A operacionalização dos recursos será realizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), instituição de apoio técnico-operacional do edital do Ministério da Educação/Setec.

Os alunos selecionados participarão em cursos online para a fundamentação e desenvolvimento de projeto de inovação tecnológica, empreendedorismo e inovação. A carga horária de atuação, tanto para discentes dos cursos técnicos quanto de graduação, será de 20 horas semanais, no período vespertino.

Os bolsistas de graduação terão liderança da equipe nas reuniões de trabalho com os parceiros, foco nas atividades de planejamento, pesquisa e gestão do projeto. Já os dos cursos técnicos vão atuar por meio da execução das atividades de desenvolvimento tecnológico.

Mais informações podem ser acessadas na página de Editais de Bolsitas do Câmpus Goiânia.

Inscreva-se até dia 15 de fevereiro.

Dúvidas e esclarecimentos podem ser solicitados à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Goiânia pelo e-mail gepex.goiania@ifg.edu.br  .

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia