Capacitação

Curso capacita servidores para intervenções sobre uso de drogas no contexto escolar

Publicado: Terça, 18 de Julho de 2017, 11h59 | Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2017, 13h02

Podem participar servidores docentes e técnico-administrativos. A inscrição é gratuita e vai de 18/7 a 3/08

O Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia promove curso de capacitação em Manejo do Uso de Drogas no Contexto Educacional, destinado aos servidores docentes e técnico-administrativos. As inscrições estão abertas de 18 de julho até o dia 3 de agosto e devem ser feitas exclusivamente pelo formulário eletrônico.

Faça aqui a sua inscrição no curso

A capacitação visa sensibilizar os colaboradores do IFG sobre questões relativas ao uso prejudicial de drogas no ambiente escolar, bem como possibilitar o desenvolvimento de habilidades de intervenções para prevenção ao consumo de entorpecentes ilícitos em instituições educacionais.

O curso será desenvolvido ao longo de cinco encontros, que serão realizados nas sextas-feiras, das 8 às 12 horas, entre os dias 4 de agosto e 1º de setembro, no auditório Djalma Maia, no Câmpus Goiânia. A capacitação é gratuita e não há limite de vagas. A carga horária é de 20 horas e serão emitidos certificados aos participantes que obtiverem no mínimo 75% de presença nas atividades.

No conteúdo programático, estão previstos debates sobre adolescência e protagonismo juvenil; política sobre drogas, legislação atual e rede de atendimento no município e no Estado; as drogas e as consequências do uso para a vida, incluindo os aspectos neurocomportamentais do uso e a necessidade do treinamento de habilidades sociais; a família, a identificação do uso de drogas e os fatores de risco e de proteção; e como abordar o uso de drogas na escola e encaminhamentos para o tratamento e a redução de danos como uma possibilidade no caso do abuso de drogas.

O curso é resultante de parceria entre o IFG - Câmpus Goiânia e o CAPS id Girassol da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, por meio do projeto de intervenção sobre drogas no contexto escolar. No câmpus, a articulação do curso é uma iniciativa das coordenações de apoio pedagógico ao discente dos quatro departamentos acadêmicos e a coordenação de assistência ao servidor do Câmpus Goiânia. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas com a servidora Júlia Andres pelo e-mail: julia.andres@ifg.edu.br.

Curso de capacitação: Manejo do Uso de Drogas no Contexto Educacional
Público-alvo: docentes e técnicos-adminstrativos do Câmpus Goiânia.
Onde: IFG - Câmpus Goiânia - Auditório Djalma Maia.
Carga horária total: 20 horas, distribuídas em 5 encontros de 4 horas cada.
Horários: Sextas-feiras, das 8 às 12 horas.
Início do curso: 4/08 – primeiro encontro
Término do curso: 1/09 – último encontro
Período de Inscrição: 18/07 até 3/08 pelo formulário eletrônico
Participação gratuita

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.