EXTENSÃO

Projeto Conhecendo o IFG apresenta Câmpus Goiânia a alunos da escola Pedro Gomes de Menezes

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 13h19 | Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2017, 08h20

Cerca de 40 alunos puderam visitar dependências da unidade e se informaram sobre processos seletivos

Servidora Natalia de Paula ministra palestra aos alunos da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes

Estudantes do 8º ano da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes, localizado na Vila Regina, em Goiânia, participaram nesta quarta-feira, 16, de mais uma edição do projeto Conhecendo o IFG. Cerca de 40 alunos assistiram à palestra sobre o Instituto Federal de Goiás (IFG) e visitaram parte da estrutura do Câmpus Goiânia, como a biblioteca e laboratórios.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da rotina dos laboratórios de Eletrotécnica, Mineração, de Meio Ambiente e de Construção Civil, além da biblioteca. Veja mais fotos no facebook do IFG - Câmpus Goiânia

A coordenadora de eventos do câmpus, Natalia de Paula, recepcionou a turma e ministrou palestra que abordou breve histórico do IFG, os processos seletivos para ingresso na Instituição, os cursos ofertados pelo Câmpus Goiânia e os programas de assistência estudantil disponíveis aos alunos do Instituto. Em seguida, eles partiram para visita guiada pelo câmpus.

Amanda de Oliveira Garcia não escondeu a empolgação ao entrar nas dependências do laboratório utilizado pelo curso técnico em Edificações e pelo bacharelado em Engenharia Civil. A estudante teve a chance de participar de um ensaio de tempo de pega, acompanhada pelo técnico do laboratório, Alfredo Jardim Portella. O procedimento é utilizado para verificar o tempo de endurecimento do concreto e, para isso, utiliza-se um aparelho chamado vicate.

Amanda aprende como verificar condições de concreto em projetos de edificações

A experiência abriu novos horizontes à estudante, que saiu do laboratório afirmando que quer se dedicar à área de Construção Civil. “Quero fazer, sim, Edificações! Gosto dessa área”, contou. A afinidade veio da vivência que a garota tem com o padrinho, que trabalha como pedreiro. “Acompanho ele durante os trabalhos. Fico bastante animada com a experiência nessa área”, completou.

O projeto da aluna é ingressar no curso técnico em Edificações e, posteriormente, estudar Engenharia Civil. Os dois cursos são oferecidos pelo IFG – Câmpus Goiânia.

Quem também saiu da visita com planos para o futuro foi Helen Vitória, de 14 anos. Ela afirmou que o curso de Mineração chamou sua atenção. “Gosto de estudar essa parte de pedras, rochas. Amei muito a estrutura da escola e os professores, que parecem ser bem competentes”, comentou.

A visita foi acompanhada pela coordenadora da escola, Luciana Oliveira Rolim, e pelas professoras Karla Socorro e Joelmar Gonçalves Vilela.

Helen Vitória se interessou pela área de Mineração

Iniciativa

O projeto Conhecendo o IFG tem o objetivo de abrir as portas do IFG – Câmpus Goiânia para estudantes de escolas públicas, principalmente àqueles que estão terminando o ensino fundamental. A ideia é mostrar os cursos, que são gratuitos, e possibilidades ofertados pelo IFG.

A ação é da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) do Câmpus Goiânia. Para participar, basta a unidade de ensino interessada entrar em contato com a gerência, pelo telefone 62 3227-2884 e solicitar agendamento.

Confira mais fotos do Conhecendo o IFG em nosso facebook.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.