Comunidade acadêmica escolhe novos representantes para o Concâmpus

Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 12h30 | Última atualização em Segunda, 05 de Outubro de 2020, 11h23

Servidores e alunos do Câmpus Goiânia podem votar das 9h às 21 horas, nas urnas instaladas em frente à biblioteca

Nesta segunda-feira, 20, ocorre a votação do processo eleitoral para a escolha de novos membros eletivos que irão compor parte do Conselho de Câmpus – Concâmpus Goiânia. Alunos, docentes e coordenadores de cursos podem votar nas seções eleitorais que estão distribuídas por departamentos acadêmicos. Já os técnicos-administrativos votam em seção eleitoral única destinada ao segmento. A votação iniciou às 9 horas e segue até as 21 horas, nas seções localizadas em frente à biblioteca.

Serão eleitos 4 representantes dos coordenadores de curso; 4 representantes dos técnicos-administrativos; 4 representantes dos docentes; e 4 representantes dos discentes. Durante a votação, o eleitor deve escolher apenas 1 (um) candidato, salvo o servidor do IFG que se encontrar na condição de discente, que poderá votar nos dois segmentos, conforme estabelece o § 6° do art. 11 do regulamento eleitoral. (Consulte a lista de candidatos inscritos).

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral do Concâmpus, professor Wesley Pimenta, foram convocados para a votação 20 mesários, que estão auxiliando na condução da eleição nesta segunda. Para votar, basta ao eleitor apresentar um documento de identificação e assinar a lista nominal de presença. O professor Wesley ressalta a importância da comunidade acadêmica participar da votação: “ Toda a decisão que envolve o Câmpus Goiânia é discutida no Concâmpus. É preciso que cada um escolha bem para que todos os segmentos sejam representados no conselho”.

Dentre os alunos que fizeram jus ao voto na manhã desta segunda-feira estava a estudante Maryana Marcolino Clemente, do 2º ano do técnico integrado em Mineração, que fez questão de mobilizar e convidar a amiga Laiane Caixeta, do mesmo curso, para votar. Para Maryana Clemente, é fundamental que os alunos tenham representatividade no conselho. “É um direito nosso e também é um jeito de a gente interagir mesmo não estando lá. A gente tem a chance de escolher uma pessoa para falar por todos nós. O simples fato de você escolher quem vai te representar, apesar de ser só um representante para os estudantes, já é muito importante”.

O professor do IFG – Câmpus Goiânia, Lamartine Tavares, que está auxiliando na votação como mesário, também frisou a relevância da comunidade acadêmica em eleger seus representantes, exercendo direitos e construindo uma instituição de ensino que enfatiza a participação democrática. “Hoje sou membro do Concâmpus e sei da importância das decisões tomadas. É uma instância muito importante dentro do câmpus, que resolve a maioria das questões. Eu acho muito importante a gente escolher pessoas que estarão ali defendendo os interesses não só de cada segmento, mas do Câmpus Goiânia como um todo”.

Resultado
 A apuração dos votos ocorrerá após o encerramento da votação e o fechamento das seções eleitorais. A eleição dos candidatos será por maioria simples dos votos, por categoria. Havendo empate, os critérios de decisão são por ordem: maior tempo de Instituição, a contar da data de exercício como servidor permanente. No caso de discente, a data de matrícula no curso atual; e maior idade civil.

O resultado preliminar da votação será divulgado na terça-feira, dia 21 de novembro. Os interessados em interpor recurso contra o resultado preliminar têm até as 12 horas do dia 22, para formalizar o pedido, via ofício, encaminhado para o setor de protocolo do câmpus e endereçado à Comissão Eleitoral. Se houver recursos, as respostas aos pedidos serão publicadas ainda no dia 22. O resultado final da eleição será divulgado no dia 23.

Acesse todos os documentos e publicações do Concâmpus Goiânia.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia