Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
EVENTO

Centenário da Revolução Russa é tema de debate e reflexão no IFG – Câmpus Goiânia

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 16h29 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 09h08

Atividades vão até o dia 23 de novembro e são abertas à comunidade acadêmica

Professores Ricardo Golovaty (IFG) e Nildo Viana (UFG) durante palestra "Revolução e contrarrevolução Russa"

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia, Educação e Sociedade do Instituto Federal de Goiás (NEPSES – IFG) iniciou nesta terça-feira, 21, as atividades do evento “Heranças da Revolução Russa, 100 anos depois”. A programação vai até o dia 23 de novembro, no Câmpus Goiânia, e conta com palestras, minicursos e mesas-redondas. O professor convidado da Universidade Federal de Goiás, Dr. Nildo Viana, abriu as atividades com a palestra “Revolução e a contrarrevolução Russa”.

Nildo introduziu o assunto fazendo o público refletir sobre as versões em torno da Revolução Russa, que completa seu centenário em 2017. Dentre as perspectivas, o professor frisou a burguesia, burocrática e proletária, que concebem o processo histórico de formas distintas.

Para o professor do IFG – Câmpus Goiânia e membro do NEPSES – IFG, Ricardo Golovaty, a proposta do evento é justamente fazer uma reflexão sobre os 100 anos da Revolução Russa, do processo histórico que a acompanha e seu significado para a sociedade contemporânea. As atividades são abertas à comunidade acadêmica do câmpus.

Além da palestra do professor Nildo Viana, haverá também o minicurso “Cinema e Literatura na Revolução Russa”, que abordará o realismo socialista russo na Literatura e como a arte se tornou um centro de debate desde a tomada do poder pelos bolcheviques, incluindo análise das obras do cineasta Sergei Eisenstein. O minicurso será realizado nos dias 22 e 23 de novembro.

Ainda na quarta-feira, os participantes poderão conferir as mesas-redondas “Revoluções: Rússia, Alemanha, Portugal e suas heranças à luta dos trabalhadores”, com o professor Dr. Lucas Maia do IFG; e “Revolução Russa e Revolução Portuguesa”, com o professor Me. Tales dos Santos Pinto (UFG).

Para encerrar, no dia 23, haverá a mesa-redonda “O partido bolchevique e a contrarrevolução na Rússia: impactos na luta operária contemporânea”, com o professor Rubens Vinícius e Gabriel Teles, ambos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFG.

Os participantes das atividades receberão certificados e as inscrições podem ser feitas no local do evento, 30 minutos antes do seu início. Para saber mais, acesse o site: http://nepses-ifg.blogspot.com.br/

Confira mais imagens no Facebook do IFG - Câmpus Goiânia

 

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página