Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Capacitação

Professores do Câmpus Goiânia participam de capacitação na área de Biogás

Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 12h47 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 15h13

O treinamento visa à formação de instrutores para implantação de cursos relacionados com a produção de biogás a partir de resíduos agrícolas e aproveitamento energético

Professores durante capacitação promovida pelo MEC em parceria com empresa alemã. (Foto: Reprodução do site do IFPE).

Professores do Câmpus Goiânia, Sérgio Botelho, Joachim Werner Zang e Aline Mendonça Pascoal, foram selecionados para participar do curso de Capacitação de Multiplicadores em Aproveitamento Energético de Biogás na Agricultura, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o governo alemão e a empresa ME-LE Energietchnik GmbH, especializada em biogás. O curso será ministrado entre novembro de 2017 e outubro de 2018. 

Foram selecionados docentes de todo o Brasil. Além dos professores do Câmpus Goiânia, foi selecionada e participa também do treinamento a docente Simone Paixão Araújo, do Câmpus Luziânia do IFG. O objetivo da capacitação é formar instrutores para atuar na implantação de cursos relacionados com a produção de biogás a partir de resíduos agrícolas e seu aproveitamento energético.

O Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia e participante da capacitação, professor Sérgio Botelho, explica que os professores capacitados no curso terão a possibilidade de atuarem como precursores de uma cultura em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, promovendo a implementação e posterior consolidação do aproveitamento energético de biomassas provenientes de resíduos das agroindústrias e de sistemas de tratamento de efluentes industriais e esgoto doméstico.

A capacitação irá beneficiar também as pesquisas desenvolvidas no programa de Mestrado em Tecnologia de Processos Sustentáveis, ofertado no Câmpus Goiânia. “O grupo de professores/pesquisadores do programa de Mestrado em Tecnologia de Processos Sustentáveis do Câmpus Goiânia do IFG já tem promovido várias pesquisas na área de energias renováveis. E, com essa capacitação, os mesmos poderão desenvolver pesquisas transversais, envolvendo aproveitamento energético, produção de produtos químicos, redução de minérios, redução de impactos ambientais, culturas energéticas de biomassa, agroecologia, agroindústria, etc. Além de fortalecer as colaborações de pesquisa entre o IFG, Empresas Brasileiras, concessionárias de energia, Centro de pesquisas alemães e empresas alemães de produção de biogás.”


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia, com informações dos sites do IFPE e do INCOBRA.

Fim do conteúdo da página