COMPETIÇÃO

Provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas serão realizadas no dia 5 de junho

Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 17h50 | Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 17h54

Participarão da competição todos os estudantes dos cursos técnicos integrados do Câmpus Goiânia

Banner da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP) será realizada no próximo dia 5 de junho. Alunos do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia farão a prova na unidade, no período matutino, das 9h às 11h30. A olimpíada é voltada a estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país e tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática, além de identificar talentos na área.

No Câmpus Goiânia, participarão da competição todos os discentes dos sete cursos técnicos integrados ao ensino médio. As provas serão aplicadas nas salas de aula e auditórios da unidade, conforme tabela a seguir:

Tabela das salas onde as provas serão realizadas no Câmpus Goiânia

Competição

A Olimpíada ocorre em duas etapas, sendo a primeira fase, com aplicação de prova objetiva (múltipla escolha), com 20 questões, voltada aos alunos de ensino fundamental e médio das escolas inscritas. Já a segunda fase será realizada no dia 15 de setembro e será destinada aos alunos participantes que obtiverem as maiores notas na prova da primeira fase. Eles serão selecionados em ordem decrescente de nota, até que se preencha o total de vagas disponível para cada escola, conforme grau de escolaridade: Nível I (6 ou 7º ano do ensino fundamental), Nível II (8 ou 9º ano do ensino fundamental) e Nível III (todos os anos do ensino médio).

Em sua 14ª edição, a OBMEP vai premiar os estudantes das escolas públicas e privadas com medalhas e menção honrosa. Para as instituições públicas, serão 300 medalhas de ouro, 500 de prata, mais de 1600 de bronze, além 36.200 menções honrosas.

Com tradição na OBMEP, o Câmpus Goiânia contabiliza bons resultados nas edições anteriores da competição. Na última olimpíada, foram medalhistas a estudante do 4º ano do curso técnico integrado em Edificações, Agnes Miranda Garcia; e Carlos Eduardo Pires da Silva, do 3º ano de Edificações. Em 2015, o aluno do Câmpus Goiânia Marcos Paulo Souto Monteiro foi premiado com medalha de ouro referente a OBMEP 2014.

OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Além de estimular o estudo da Matemática, a competição tem visa também contribuir com a melhoria da qualidade da edução básica, uma vez que oferece material didático referente à área para ser utilizado na disciplina nas escolas de todo o país.

A OBMEP é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais, e escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação.

Para mais informações sobre a competição, acesse o site: http://www.obmep.org.br/

Coordenação de Comunicação Social do IFG - Câmpus Goiânia.