Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Semana de Planejamento Pedagógico

Avaliação escolar e projeto IFG Digital foram debatidos no primeiro dia da Semana de Planejamento Pedagógico do câmpus

Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 19h43 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

Semana iniciou hoje, dia 01º , e encerra no sábado, dia 03

imagem sem descrição.

Iniciou hoje, dia 01º de agosto, a Semana de Planejamento Pedagógico 2019/2 do IFG Câmpus Goiânia Oeste. Docentes, técnicos-administrativos e terceirizados participaram do café da manhã de abertura da semana e inicio das atividades do segundo semestre letivo. Na sequência,o coordenador do curso de licenciatura em Educação Física (FEFD) da UFG, professor Sérgio de Almeida Moura, debateu com os docentes e técnicos-administrativos do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) sobre a Avaliação Escolar: inclusão em curso ou armadilhas históricas da exclusão. Para encerrar as atividades da manhã, o gerente do Projeto IFG Digital, Cristiano Domingues, explicou aos presentes os benefícios advindos com a adesão ao projeto, demonstrou para os servidores como criar documentos, abrir processos e fazer requerimentos, e explicitou as vantagens do uso dos documentos digitais para agilizar os processos acadêmicos.

“Todo tempo de planejamento é imprescindível a qualquer início de trabalho no campo da escola, da educação, e não vejo momento mais apropriado para que os professores tenham oportunidade de refletir sobre o processo pedagógico de forma mais ampla. A avaliação, que foi o tema dessa conversa hoje, ela é parte do processo, mas é uma parte que permeia todo o processo. Há quem acredite que a avaliação aconteça lá no finalzinho do semestre para avaliar as provas, avaliar o que foi feito, mas a avaliação ela acontece desde o início, então a minha defesa, o meu trabalho de vim aqui discutir e refletir com os professores sobre a avaliação dentro de um processo maior tem como objetivo levar os professores a refletirem sobre o seu próprio trabalho, individual e também coletivo. As discussões que aconteceram no final da palestra já apontaram para isso, os professores já estão incomodados, querem tempo, espaço e condições para fazer esse debate. Então eu acho que esse planejamento inicial do semestre é uma grande oportunidade, mas a reflexão não pode se resumir a esse momento”, afirmou Sérgio de Almeida Moura.

Ana Beatriz Machado de Freitas, professora do câmpus, concorda com o palestrante sobre a criação de mais momentos de reflexão e debate sobre o ensino e processo avaliativo durante o semestre letivo: “A palestra trouxe importantes reflexões acerca da avaliação, do sentido da escola e de repensar os processos didáticos. A Semana de Planejamento Pedagógico é um momento sempre produtivo, mas nossa expectativa e que tenha continuidade, que não seja preciso esperar outra reunião de planejamento, mas que nas reuniões durante o semestre existam momentos de continuidade dessas reflexões para que elas não se percam”.

De acordo com a chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professora Ádria Assunção Santos de Paula, a temática sobre a avaliação continuará a ser debatida nas reuniões de formação do setor: “A semana de planejamento é um momento privilegiado de encontro entre os professores, entre todos os servidores, mas é também um momento de formação continuada. O tema escolhido para a abertura da semana foi a avaliação, porque a avaliação é um tema complexo na educação, é um tema que requer estudo constante, que demanda uma atenção especial na prática docente e que será muito discutido nesse segundo semestre nas reuniões de formação que já estão planejadas no calendário acadêmico, principalmente porque estamos em um momento institucional de revisão dos PPC´s e de construção de diretrizes institucionais para a construção dos currículos integrados do IFG. A avaliação é um tema extremamente importante, caro para nós, por isso trouxemos o professor Sérgio Moura trabalhou esse tema na sua tese de doutoramento”.

Para a professora Fabiane Schneider Machado, um dos momentos mais interessantes do primeiro dia da Semana de Planejamento Pedagógico foi a explicação e demonstrações feitas pelo gerente do Projeto IFG Digital, Cristiano Domingues: "Adorei a proposta do projeto, entusiasmei-me bastante pois vai ao encontro de anseios maiores, ecológicos, econômicos, despendemos muitos papeis com coisas que já poderiam estar digitalizadas. Acho que o próprio processo fica mais transparente, acessível, fácil e claro para todos que utilizam. Vários processos, não só questões administrativas, como também pedagógicas, podem ser tratadas por ali. Quero aproveitar e elogiar o servidor Cristiano que explicou de uma forma muita clara, disponível, demonstrou no momento como fazer os documentos, foi bastante didático e empenhado, mostrou domínio do projeto, respondeu a todas as questões e se disponibilizou a responder depois caso haja novas dúvidas”.

Segundo Cristiano Domingues, “além de atender ao Decreto n° 8.539, de 8 de outubro de 2015, o Projeto IFG Digital impacta algo maior do que somente a implantação de sistemas: o benefício é financeiro, social e ambiental. Ele nos dá a oportunidade de melhorar, transformar e inovar os processos, além de prestar um serviço mais eficiente e transparente ao cidadão. Esperamos o apoio e empenho da comunidade durante as fases finais do projeto, pois elas representam um grande desafio devido à mudança cultural”.

“É uma iniciativa excelente do IFG de transformar todos os processos em formato digital, porque isso traz um ganho de tempo, economiza papel, tem tudo a ver com a questão de preocupação com o meio ambiente e nosso câmpus, sendo um câmpus da saúde e da educação, temos que primar por isso. E aproveitamos esse momento que o colegiado estava todo reunido e convidamos o gerente do projeto, Cristiano Domingues, que gentilmente veio pela segunda vez ao câmpus, dessa vez para falar especificamente para o DAA sobre esse processo de digitalização de todos os documentos. Foi um momento muito rico também. E nós sabemos que no decorrer do uso surgirão mais dúvidas, mas ele se colocou à disposição para nos ajudar sempre que for necessário. À tarde tivemos as reuniões de colegiado. É importante frisar que as reuniões de colegiados não estão sendo concomitantes, têm horários específicos para as reuniões de cada curso, porque nós temos professores que atuam em todos os cursos, então eles poderão tranquilamente participar de todas as reuniões. Considero que foi um dia muito produtivo e começamos bem o semestre letivo”, disse a chefe do DAA, professora Ádria Assunção Santos de Paula.

Confira abaixo a programação dos próximos dias da Semana de Planejamento Pedagógico:

Coordenação de Comunicação Social/IFG Câmpus Goiânia Oeste

Fim do conteúdo da página