Calouros são recepcionados pelos gestores no início do ano letivo

Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 12h18 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

150 novos alunos iniciam hoje os cursos regulares técnicos e superiores no IFG Câmpus Goiânia Oeste

Os calouros dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio ofertados em regime de tempo integral no IFG Câmpus Goiânia Oeste foram recepcionados hoje, dia 27, pelos gestores do câmpus. A equipe do IFG Câmpus Goiânia Oeste apresentou para os 90 novos alunos dos cursos técnicos em tempo integral sobre a estrutura física e organizacional do câmpus e entregou para cada discente um kit de boas vindas com squeeze, camiseta, bloco de anotações, pasta e caneta.

A diretora-geral do IFG Câmpus Goiânia Oeste, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, abriu a cerimônia de abertura do ano letivo recepcionando os calouros e informando sobre as reformas e mudanças realizadas no câmpus para o ingresso dos novos discentes: “Hoje iniciamos nosso ano letivo de 2017 com a entrada de mais 150 alunos, sendo 90 nos cursos técnicos em regime de tempo integral, 30 no curso técnico em Enfermagem modalidade EJA e mais 30 alunos no curso superior de Licenciatura em Pedagogia, perfazendo agora quase 500 alunos nos cursos presenciais ofertados no câmpus. O IFG Câmpus Goiânia Oeste, embora em sede provisória, está sempre atento às demandas do processo de ensino-aprendizagem para o aprendizado e crescimento científico, social, político e econômico de nossos alunos. Para tanto, adquirimos para este novo ano letivo mais três salas modulares e equipamos mais um Laboratório na área da Saúde, um Laboratório de Ensino e Promoção da Saúde e um Laboratório de Informática. O comprometimento dos servidores certamente será e sempre foi a característica marcante para que nossos educandos se sintam acolhidos e encarem os novos desafios com superação e alegria. Juntos, com cada um fazendo a sua parte, estamos trabalhando para que este ano seja realizador e frutífero em busca de mais aprendizagem”.

Em seguida, a chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA), Maria Valeska Lopes Viana, instruiu os discentes com diretrizes gerais sobre o funcionamento do câmpus. Após abordar um pouco sobre como será o dia a dia dos alunos no câmpus, Valeska apresentou para os calouros os coordenadores dos cursos: Laudson Ferreira da Silva, Coordenador do Curso Técnico Integrado em Análises Clínicas; Lorena Pereira Rosa, Coordenadora do Curso Técnico Integrado em Nutrição e Dietética; e Suzy Mara Gomes, Coordenadora do Curso Técnico Integrado em Vigilância em Saúde.

O coordenador de apoio administrativo ao DAA, Adriam Marcos da Silva, e a pedagoga, Lenir Barcelos, da equipe da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente, também foram apresentados aos calouros e cada um explicou um pouco sobre a atuação dos setores e como auxiliarão os alunos no câmpus. A gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX), Martha Manrique, e a coordenadora de integração escola-empresa (estágio), Letícia Cunha Fernandes, também recepcionaram os estudantes e mostraram as principais atividades desenvolvidas pela GEPEX.

“É sempre um desafio para um câmpus em implantação receber novas turmas, mas também é sempre um prazer porque trabalhamos para isso, para garantir que mais alunos possam ingressar no instituto e nos cursos ofertados no IFG Câmpus Goiânia Oeste. Nosso objetivo é garantir e oferecer aos alunos um processo de ensino-aprendizagem o mais qualitativo possível. Por isso, programos para esta semana atividades de recepção aos calouros e que culminarão com as atividades realizadas neste sábado em comemoração ao três anos do IFG Câmpus Goiânia Oeste. Esta semana será dirigida para que os alunos ingressantes conheçam o câmpus, conheçam a nossa estrutura, que é uma estrutura diferenciada para a maioria deles que não estão acostumados com uma instituição que não tem só o ensino como centro, mas o ensino, a pesquisa e a extensão. A nossa tarefa é mostrar para os alunos a infinidade de possibilidades que eles possuem ao serem estudantes do IFG e como eles irão garantir todas essas oportunidades de atividades acadêmicas, atividades de pesquisa e atividades de extensão, tudo que o IFG oferta que qualifica o ensino, a aprendizagem e o conhecimento deste discentes. Na programação teremos também atividades culturais e de lazer. Os alunos veteranos estão ansiosos para se envolverem nestas atividades de recepção aos calouros, tanto que algumas atividades foram propostas por eles. Hoje à noite também faremos uma cerimônia de abertura para os calouros dos cursos ofertados no período noturno e durante a semana eles também serão envolvidos em atividades específicas de conhecimento dos cursos e perspectivas de formação. Será uma semana bem agitada e divertida no câmpus e todas estas atividades serão finalizadas na festa de celebração do aniversário do câmpus no sábado, dia 1º ", afirmou Valeska Lopes Viana chefe do DAA.

Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, diretora-geral do IFG Câmpus Goiânia Oeste, destacou ainda a importância do novo e dos recomeços: “Nesse reinício, alguns terão uma nova proposta pedagógica, para outros um novo lugar, um novo espaço físico, para outros ainda uma nova fase, para todos os nosso alunos será um novo tempo! Tempo, de novas convivências e aprendizagens. Tempo de amadurecimento e fortalecimento dos laços. Tempo de construir novas pontes. O Câmpus é um espaço para conhecer novos amigos, novos colegas de turma, de aprender a conviver na diversidade cultural, praticar atitudes éticas, bem como refletir e aprender sobre o nosso passado e diariamente construir nossa história em uma relação dialógica e de práxis”.

Veja mais fotos da abertura do ano letivo no álbum de fotos na fanpage do câmpus.

Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.