Eleições

Escolhidos os novos representantes de sala do câmpus

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2017, 19h29 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

Alunos eleitos irão compor o Fórum de Representantes de Turmas

Foi finalizado hoje, dia 20, o processo eleitoral para a escolha dos representantes e vice-representantes de turmas do IFG Câmpus Goiânia Oeste. O processo eleitoral começou no dia 10 de abril. Inicialmente os discentes inscreveram as chapas, em seguida ocorreu a campanha eleitoral dos candidatos e depois os alunos votaram escolhendo seus representantes. O processo eleitoral foi realizado pelo Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) e supervisionado pela Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente. O resultado final do processo eleitoral foi divulgado hoje, dia 20, pela Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD).

“O processo de escolha dos representantes de turma é de grande relevância para o câmpus, visto que se caracteriza como uma prática democrática que visa contribuir com a formação para o exercício da cidadania, principalmente na tomada de consciência política dos estudantes. Neste contexto, o representante de turma tem um papel importante, pois ele é o elo entre a turma e demais instâncias da instituição por meio da interação com a equipe gestora, da participação nas reuniões para tomada de decisões coletivas, como os Conselhos de Classe, dentre outras reuniões, além de ser membro do Fórum de Representantes de Turma, importante instância democrática para o câmpus. O representante é um dos responsáveis pelo diálogo ético e eficaz com a turma representada para contribuir com a gestão de eventuais conflitos.  Ele também promove a integração do grupo, possibilitando a atuação coletiva nos assuntos de turma e a mobilização para participação em atividades como eventos institucionais, palestras, visitas técnicas, cursos, dentre outras. O representante é o multiplicador das informações institucionais, transmitidas pelos professores e demais gestores da instituição, o que permite que os estudantes contribuam no aprimoramento das propostas pedagógicas”, afirmou Lenir Barcelos, coordenadora da CAPD.

O Fórum de Representantes de Turmas é um órgão de representação estudantil responsável por assegurar a participação dos estudantes nas questões do ensino, pesquisa e extensão da Instituição, bem como nas ações de gestão previstas no Organograma Institucional, no Estatuto e Regimento do IFG. Cabe ao Fórum promover debates, palestras, campanhas e eventos educativos, sociais, científicos, técnicos, esportivos e culturais; assim como participar dos debates e da proposição dos documentos Institucionais de Regulamentação Acadêmica dos Cursos e Áreas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão do IFG.

Veja aqui a lista dos representantes e vice-representantes eleitos dos cursos técnicos do câmpus: Análises Clínicas, Enfermagem, Nutrição e Dietética e Vigilância em Saúde.

Confira aqui os representantes e vice-representantes do curso superior de Licenciatura em Pedagogia.

Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.