Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
ENSINO

Milca Severino e Marli de Ávila destacaram as boas práticas profissionais e compartilharam experiências sobre a atuação do técnico em enfermagem

Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2017, 16h51 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

Mesa redonda fez parte das atividades da programação da IV Semana de Enfermagem do IFG Câmpus Goiânia Oeste

imagem sem descrição.

 Aconteceu ontem, dia 25, a IV Semana de Enfermagem do IFG Câmpus Goiânia Oeste. As atividades realizadas no câmpus estão inseridas na programação da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem Nacional. Na primeira parte do evento, os alunos do curso Técnico em Enfermagem do IFG Câmpus Goiânia Oeste atenderam a comunidade para aferir a pressão arterial e verificar a glicemia dos interessados. Em seguida, a enfermeira, professora, doutora e atual pró-reitora de Pós-Graduação, Milca Severino Pereira; e a técnica em enfermagem e conselheira-tesoureira do Conselho Regional de Goiás (COREN-GO), Marli de Ávila, debateram com os discentes sobre as Boas Práticas de Enfermagem e as Áreas de Atuação do Profissional Técnico em Enfermagem.

A mesa-redonda foi aberta pela diretora-geral do IFG Câmpus Goiânia Oeste, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, e pela chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA), Maria Valeska Lopes Viana. Valeska Viana parabenizou os presentes pela semana e pelos dias dos profissionais celebrados, e também compartilhou do orgulho que o câmpus e o DAA têm em ofertar um curso tão significativo como o Técnico em Enfermagem. Oneida Irigon também parabenizou os discentes, docentes e palestrantes da noite por escolherem uma profissão tão importante e indispensável para a área da saúde como é a enfermagem. A diretora-geral do câmpus reforçou o compromisso em ofertar, mesmo em meio as dificuldades financeiras, uma formação de qualidade aos alunos do curso Técnico em Enfermagem do IFG Câmpus Goiânia Oeste.


Milca Severino iniciou a mesa-redonda destacando os desafios que precisam ser enfrentados pelo técnico em enfermagem, a começar pelo desafio de administrar o tempo para a formação profissional: “Não é fácil conciliar trabalho e estudo, mas vocês não podem desperdiçar a oportunidade que estão tendo de estudar em uma instituição de ensino federal. Formação não é diploma, é estudo, então é preciso separar tempo para estudar, para assimilar o conhecimento. É preciso desejar ter conhecimento, porque o conhecimento é que transforma a nossa realidade. Do mesmo jeito que os desafios são muitos, as conquistas também serão. Eu comecei da mesma forma que vocês. Não espero que vocês façam o mesmo que fiz e cheguem onde cheguei, mas desejo que sempre exerçam com prazer a profissão que escolheram. Vocês precisam entender a importância do técnico em enfermagem no contexto da saúde para valorizarem a profissão que escolheram”.


“Para mim é importante enfocarmos três importantes aspectos tanto para o técnico em enfermagem como para a enfermagem de modo geral: a Segurança do Paciente – tema indicado pela Organização Mundial de Saúde como prioritário hoje em qualquer tipo de atendimento ao paciente e à família –, a Seguridade Profissional e a Ética Profissional. Dentro do tema de Segurança do Paciente, temos que destacar a identificação do paciente que faz parte do papel do técnico em enfermagem e que deve ser bem feita para evitar equívocos. Outro item que merece destaque dentre as seis metas internacionais de Segurança do Paciente é a higienização das mãos, uma medida aparentemente simples, mas que é decisiva dentro do combate a infecção hospitalar e a qualquer tipo de infecção. Inclusive, os cinco momentos de higienização das mãos é para segurança do paciente e também para a saúde do trabalhador. Temos que dar destaque também a saúde ocupacional, os trabalhadores precisam ter em mente que devem cuidar da sua saúde, devem ter a vestimenta correta e não negligenciar a biossegurança da enfermagem. Outro destaque é a preocupação mundial com a ética profissional, a postura do técnico, o sigilo profissional. Estes são três pontos que tem uma interface entre si, que é a segurança do paciente, a seguridade profissional e a ética profissional. Tentei sintetizar o que considero mais relevante dentro de um tema tão amplo que são as boas práticas profissionais, porque tudo que fazemos dentro do exercício da profissão deve ser feito seguindo estas boas práticas, as técnicas corretas e os protocolos padronizados por evidências científicas”, explicou Milca aos alunos durante a mesa-redonda.

Semana Brasileira de Enfermagem

“A Associação Brasileira de Enfermagem é um órgão que preocupa com o desenvolvimento científico e tecnológico da profissão e por isso sempre traz temas importantes para a formação dos trabalhadores envolvidos com a enfermagem, temas de atualização, de reflexão política e também sistêmica de um modo em geral. Estes momentos são muito importantes para o profissional, não somente para manter os grupos atentos aos temas atuais, as preocupações profissionais do momento, como também para promover uma revisão do que aprendem em sala de aula. A Semana de Enfermagem é uma atividade científica de grande relevância para a atualização e formação profissional e para avanços da profissão”, ressaltou Milca Severino.


Marli de Ávila, também falou sobre a importância da Semana de Enfermagem para a formação profissional dos técnicos em enfermagem: “Depois que passei a ser conselheira do COREN e passei a acompanhar outros profissionais para ministrar palestras, eu fico pensando porque eu não tive a oportunidade de participar de palestras como estas na época do meu curso, porque se você vai para o campo de trabalho já sabendo como deve ser o seu comportamento dentro do hospital, o cuidado com a ética e a legislação, com certeza você está levando uma bagagem que vai evitar que você comete um erro que prejudique você e o paciente também. A Semana de Enfermagem traz um aprendizado científico e um compartilhamento de experiências, leva aos profissionais vários tipos de esclarecimentos tanto na área científica, como na prática, como também em relação a humanização, são palestras e seminários importantes para o profissional que busca uma formação com excelência.


A 78ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem Nacional teve como tema central este ano As boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática com discussões sobre o conceito de boas práticas de enfermagem relacionado ao conceito de qualidade da assistência, do ensino, da investigação e da gestão na enfermagem. A Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940. No dia 12 de maio comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro e no dia 20 de maio o dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, profissões regulamentadas por lei, que são de fundamental importância para a prestação da assistência à saúde.

Comunicação Social/ Câmpus Goiânia Oeste

Fim do conteúdo da página