VESTIBULAR ENEM 2018/2

IFG abre inscrições para Vestibular Enem para cursos superiores

Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 13h11 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

Nesta seleção, o câmpus Goiânia Oeste ofertará 24  vagas para o curso de Licenciatura em Pedagogia

O Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas para vagas em cursos superiores de bacharelado e licenciatura em seis câmpus da Instituição, localizados na capital e no interior. As vagas serão preenchidas por meio de uma seleção específica com base na nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As inscrições para o vestibular Enem devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 27 de maio.

São oferecidas 336 vagas divididas nos câmpus Formosa (Licenciatura em Ciências Sociais); Goiânia (Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Mecânica; Licenciatura em História, em Letras – Português, em Matemática e em Música); Goiânia Oeste (Licenciatura em Pedagogia); Itumbiara (Bacharelado em Engenharia Elétrica e Licenciatura em Química); Câmpus Luziânia e Uruaçu (Licenciatura em Química).

A seleção dos candidatos será feita exclusivamente pela nota do Enem. Serão eliminados do processo seletivo os candidatos que tiverem obtido nota zero em qualquer área de conhecimento e os que tiverem obtido menos de 300 pontos na prova de redação.

Inscrições

O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00, e o pagamento poderá ser feito até 28 de maio. O boleto bancário para a efetivação do pagamento da taxa de inscrição deverá ser emitido no ato da inscrição no endereço eletrônico http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/vestibular-enem ou impresso posteriormente no mesmo endereço.

Podem se inscrever para a seleção do IFG os estudantes portadores de certificado de conclusão do ensino médio obtido por via regular ou curso equivalente e que participaram do Enem nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016 ou 2017.

No ato da inscrição, é preciso ficar atento à informação do CPF. O candidato não poderá informar CPF de outra pessoa (nem mesmo o de pais ou responsáveis), porque é por esse número que será consultado o banco de dados do Ministério da Educação para conhecimento e validação das notas do Enem.

Ao se inscrever, o candidato deverá também informar se vai participar da seleção pelo sistema de reserva de vagas ou pelo sistema universal. Além disso, deverá informar o ano, referente à realização do Enem, que será utilizado para sua pontuação. Os candidatos que concorrem ao curso de Licenciatura em Música poderão no ato da inscrição indicar uma segunda opção de curso de graduação do IFG.

Ações afirmativas

Estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas têm direito à isenção da taxa de inscrição, no valor de 20 reais, de acordo com as políticas de ações afirmativas do IFG. Para tanto, o candidato deverá obedecer ao período de solicitação de isenção, que vai de 23 de abril a 16 de maio.

O candidato deverá fazer a inscrição normalmente e realizar upload por meio do link específico, no endereço eletrônico http://www.ifg.edu.br/selecao, da cópia do Histórico Escolar, com o nome da(s) escola(s) na(s) qual(is) cursou integralmente o Ensino Médio, juntamente com a cópia do boleto bancário, sem o pagamento, no período estabelecido no cronograma constante no Item 1. O candidato deverá reunir todos os arquivos a serem postados em um único arquivo digitalizado em formato .pdf. Os candidatos poderão também entregar a documentação presencialmente no câmpus para o qual irá concorrer a uma vaga. Os documentos devem ser colocados em envelope lacrado e entregues no setor de protocolo, conforme o horário de atendimento de cada câmpus.

Os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas podem também se beneficiar das ações afirmativas adotadas pela Instituição, optando, no ato da inscrição, pela reserva de vagas (50% das vagas são destinadas a alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas). Podem concorrer às vagas estudantes de escola pública que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou que tenham obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Além disso, é importante observar que a reserva de vagas está distribuída em 8 casos. Acesse o edital e veja o item 11.2 para mais informações.

Resultado

No dia 18 de junho serão publicados o resultado e o boletim preliminares do processo seletivo. Os candidatos interessados poderão interpor recursos no dia 19 de junho. Segundo o cronograma do edital, o resultado final será publicado no dia 13 de julho. No dia 16 do mesmo mês, serão divulgados editais complementares a respeito das matrículas em cada câmpus.

Confira o edital da seleção Vestibular Enem 2018/2.

Faça aqui sua inscrição.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.