EVENTO

Oficinas e apresentação teatral  marcam último dia da Semana Integrada - Saúde e Educação em Debate

Publicado: Quinta, 17 de Maio de 2018, 19h18 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

Encerrou-se  ontem, 16,  a  Semana  Integrada - Saúde e Educação em Debate ,  evento que integrou a  V Semana de Enfermagem e III Semana de Licenciatura em Pedagogia,  e contou com participação expressiva  de convidados, professores e estudantes do curso técnico em Enfermagem e do curso de Licenciatura em Pedagogia.

No início da noite, os estudantes assistiram e se encantaram com  a apresentação da peça teatral “O Teatro de sombras de Ofélia”, encenada pelos alunos do curso técnico em Arte Dramática do ITEGO Basileu França.  A peça adaptada a partir do conto homônimo do alemão Michael Ende, contou a história de uma velhinha que após perder o emprego no teatro, encontrou  companhia entre sombras desamparadas. Para o grupo de artistas, a peça consiste em desconstruir a ideia de teatro como espaço só de entretenimento e tem o papel de fazer o público questionar a sua visão de uma grande parte dos problemas sociais atuais, como o desemprego e as desigualdades.

Ao final da apresentação o diretor da peça, Davidson Martins Xavier, respondeu  às  perguntas da plateia sobre educação e  processo criativo.

Em seguida,  os estudantes se dirigiram às salas, onde puderam participar das oficinas, minicursos, cine debates e  da mesa-redonda.

A Semana Integrada Saúde e Educação em Debate foi um evento organizado pela GEPEX com a colaboração das coordenações dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e do Curso Técnico em Enfermagem.

Segundo a gerente de pesquisa pós-graduação e extensão, professora  Martha Manrique, fazer um evento que promova a integração entre os eixos tecnológicos educação e saúde, é uma ação de grande importância no processo de constituição da identidade institucional e para consolidação do câmpus Goiânia Oeste.  “Desejamos que este  evento seja somente uma das muitas ações que virão no sentido de integrar as nossas áreas do saber”.

A professora do curso técnico em Enfermagem, professora Lyriane Apolinário enfatizou a intenção de integrar  efetivamente os discentes dos cursos técnico em enfermagem e da  pedagogia. “ A saúde e educação são duas vertentes que caminham juntas. Não tem como dissociá-las. Pra gente é importante que os alunos consigam fazer essa associação para que eles sejam profissionais mais completos, mais bem preparados. Para que um curso conheça a importância do outro e sejam aliados. Para serem agentes da educação e da saúde, que talvez possam vir a trabalhar, no futuro, até no mesmo ambiente. Por exemplo, numa escola.”

Alexandre Moraes Vale, aluno do sexto período do curso superior de Licenciatura em Pedagogia avaliou o evento:  “Me sinto muito privilegiado em poder participar dessa  Semana e de trazer para minha vida toda gama de aprendizado que é oferecido aqui,  para que venha culminar numa formação plena em todos os aspectos. Principalmente para que eu possa proporcionar uma formação omnilateral para os meus futuros educandos.”

Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.