Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Extensão

Pré-evento da Secitec, II Jornada de Prevenção ao Uso de Drogas reúne cerca de 200 participantes

Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 14h48 | Última atualização em Quarta, 17 de Outubro de 2018, 18h27

A VII Secitec do Câmpus Inhumas será realizada de 15 a 17 de outubro e as inscrições estão abertas 

Atividade da II Jornada de Prevenção ao Uso de Drogas
    Atividade da II Jornada de Prevenção ao Uso de Drogas

O IFG-Câmpus Inhumas promoveu, nos dias 15 e 22 de setembro, a II Jornada de Prevenção ao Uso Prejudicial de Álcool e outras Drogas, evento que contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas, entre membros da comunidade acadêmica, pais de alunos, professores da rede estadual de Educação, membros da Fundação de Assistência ao Menor Inhumense (Fami) e estudantes dos municípios de Caturaí e Goianira. "A Jornada faz parte da programação pré-Secitec, é uma atividade que consta no nosso projeto para a  VII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia", explica a professora Maria Angélica Peixoto, que coordenou o evento.  

No primeiro dia da Jornada, o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Heitor Martins Pasquim, que é membro do grupo de pesquisa Fortalecimento e Desgaste no Trabalho e na Vida (fundado em 2004, na Universidade de São Paulo - USP), ministrou uma palestra sobre o tema. Também colaboraram com a atividade representantes da cultura hip hop (Ronan Marron e Devolt), que animaram os participantes com apresentação de malabares e breakdance, e foi realizada uma roda de conversa com o rapper Black Cia, ex-dependente químico. No último dia 22, o estudante Gustavo Maciel, aluno da Faculdade de Medicina da UFG, conduziu a palestra com o tema Informar é Prevenir e apresentou, com outros cinco colegas, dados sobre a campanha Cuidados Primários com o Alcoolismo e outras Drogas.

"A II Jornada teve como objetivo possibilitar discussões, sob uma perspectiva de saúde coletiva, de questões relacionadas ao consumo prejudicial de álcool ou outras drogas. Planejamos possibilitar o acesso dos jovens às campanhas preventivas sobre o tema, além de reforçar fatores de proteção colaborando para que as decisões da juventude sejam frutos de escolhas conscientes. Houve uma expressiva participação das comunidades interna e externa. O evento permitiu que as discussões e reflexões sobre o uso prejudicial de drogas ocorressem de forma livre e participativa, abrindo possibilidades de diálogo, o que é fundamental para a prevenção e educação sobre essa questão", afirma a professora Maria Angélica. 

Grupo de Prevenção
   Servidores do câmpus e grupo convidado para o evento 

 

Secitec

A  VII Secitec do Câmpus Inhumas, cujo tema central este ano é Ciência para a Redução das Desigualdades, será realizada de 15 a 17 de outubro. Dentro da Secitec serão realizados ainda outros dois eventos: a V Feira de Ciências e a  X Semana do Livro e da Biblioteca (SLB). No projeto estão previstas ações de abrangência intermunicipal e atividades itinerantes, que já estão ocorrendo e continuarão após a finalização do evento, a fim de desenvolver estratégias educativas de médio prazo, além de estabelecer interações mais duradouras entre o IFG e a comunidade local. A Secitec contará este ano com a presença da Liga Acadêmica de Saúde Mental da UFG.

Feira de Ciências

A Feira de Ciências do IFG-Câmpus Inhumas, que será realizada em 17 de outubro, tem por objetivo estimular e valorizar projetos articulados às áreas do conhecimento e que estejam relacionados à reflexão e intervenção na temática principal da Secitec (Ciência para a redução das desigualdades). O professor Guenther Carlos Feitosa de Almeida é o coordenador da V edição da Feira, que contará com a apresentação/exposição de trabalhos desenvolvidos por estudantes e orientados por servidores do câmpus.

Semana do Livro

Oficialmente, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB) é realizada no período de 23 a 29 de outubro. No Câmpus Inhumas, as comemorações deste ano serão antecipadas em alguns dias para que a data integre as atividades da VII Secitec. Discutir temas ligados à importância do livro de biografia na contextualização de questões de desigualdade social, analisar a biografia enquanto uma escrita interdisciplinar e incentivar a leitura de obras biográficas que compõem o acervo de bibliotecas escolares/universitárias são os principais objetivos da X Semana do Livro e da Biblioteca do câmpus. 

Na programação da SLB, no dia 17 de outubro, serão anunciados os vencedores da ação de extensão Concurso Leitores/as Destaque do Ano. Com a atividade, que está em sua sexta edição, a Biblioteca Atena procura ampliar a articulação com escolas públicas da educação básica e também com a comunidade em geral. O objetivo é contribuir com a formação de leitores críticos e com capacidade de escrita. 

A programação completa da VII Secitec já está disponível no site do Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (Sugep) do IFG. 

 

Saiba mais sobre a VII Secitec, a V Feira de Ciências e a  X Semana do Livro e da Biblioteca (SLB).

Faça sua inscrição para a VII Secitec do IFG-Câmpus Inhumas.

 

Fim do conteúdo da página