FEIRA AGROECOLÓGICA

Agricultores familiares devem se inscrever para participar das feiras alimentares do IFG e da UFG

Publicado: Sexta, 24 de Janeiro de 2020, 09h46 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 14h53

Interessados devem preparar os documentos a serem entregues no dia das inscrições, que serão realizadas presencialmente

O Instituto Federal de Goiás (IFG) publicou nesta quinta-feira, 23, a chamada pública para a realização das feiras agroecológicas, com venda diretamente pelos agricultores familiares, de produtos alimentícios orgânicos, naturais ou processados. As feiras serão realizadas mensalmente, a partir de abril, na Reitoria e no Câmpus Goiânia. Elas integram a ação de extensão Feira Interinstitucional da Soberania Alimentar, promovida em conjunto com a Universidade Federal de Goiás e com o Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS IFGoiano/IFG).

A chamada pública trata da realização das feiras agroecológicas durante este ano. A previsão é de que, no IFG, as feiras sejam realizadas toda segunda quarta-feira do mês, das 8 às 17 horas. Na UFG, a realização está prevista para as primeiras quartas-feiras de cada mês, nos Campus Samambaia (Bairro Itatiaia) e no Campus Colemar Natal e Silva (Praça Universitária). Pode haver alterações nos locais e horários das feiras, desde que a decisão seja conjunta entre o Grupo Interinstitucional de Referência (encarregado da ação de extensão), a comunidade institucional e os agricultores participantes.

Participação

Os agricultores familiares interessados em comercializar seus produtos na feira agroecológica devem se inscrever previamente. As inscrições serão realizadas presencialmente, dia 11 de março, das 8 às 10 horas, no auditório da Faculdade de Nutrição da UFG (Rua 227, quadra 68, sem número, Setor Leste Universitário, Goiânia).

Para a inscrição é necessário apresentar os seguintes documentos: Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou, na ausência deste, Declaração de Aptidão ao PRONAF/DAP Física ou Jurídica do estado de Goiás, atualizada (original e fotocópia); Carteira de identidade (original e fotocópia); CPF (original e fotocópia); comprovante de endereço com CEP (original e fotocópia); Projeto de Venda dos Alimentos (anexos I ou II); autodeclaração de produção dos gêneros alimentícios, conforme os princípios da agroecologia, compromisso em participar das reuniões mensais e disponibilidade de receber visitas na propriedade para atividades de ensino, pesquisa e extensão (anexo III ou IV) e Plano de Trabalho (Anexo V).

Os agricultores DAP/Física deverão apresentar Projeto de Venda com até 15 alimentos. Para os que contam com DAP/Jurídica, o Projeto de Venda pode conter até 30 alimentos. Cada alimento deverá estar inserido em um dos grupos: Frutas; Folhas e hortaliças; Alimentos processados; Quitandas; Alimentos de Origem Animal; Leguminosas; e Verduras e legumes.

A quantidade máxima a ser comercializada e os preços a serem praticados serão definidos de forma compartilhada e participativa entre os agricultores e o Grupo de Referência Interinstitucional.
A seleção dos agricultores será feita pela análise dos documentos apresentados. O Grupo Interinstitucional de Referência observará a seguinte divisão: grupo de projetos de agricultores familiares locais – considerados os que vivem e produzem em municípios distantes até 120 km de Goiânia – e grupo composto por projetos do estado – aqueles que ultrapassem 121 km da capital.

A ordem de prioridade para a seleção será o grupo de projetos de agricultores familiares locais e, em seguida, os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas, não havendo prioridade entre eles. O resultado da seleção será divulgado no próprio dia 11 de março, às 14 horas.

Confira a chamada pública para a feira agroecológica.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.