JIF GOIÁS 2018

“Hoje, Jataí é mais IFG”, afirma a diretora Mara Rúbia na abertura do JIF

Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 16h25 | Última atualização em Quarta, 30 de Maio de 2018, 11h54

Mais de 200 atletas estão reunidos em Jataí para a 1ª etapa dos jogos

Estudantes em festa na abertura do JIF Goiás 2018

Noite recheada de emoção, quando o esporte se alia à educação, à esperança de um futuro brilhante para jovens que estão não só disputando competições, não só querendo vencer, mas “estão gerando oportunidades de superação. O Instituto Federal de Goiás vê o esporte como a valorização do outro. O IFG está construindo o futuro, porque a juventude é seu principal capital”, comemora a diretora-geral do IFG - Câmpus Jataí, Mara Rúbia de Souza Rodrigues. A solenidade de abertura oficial do JIF Goiás foi realizada na noite de ontem, 15, no Centro de Cultura e Eventos de Jataí.

Orgulhosa, a diretora do câmpus anfitrião, que está recebendo o evento pela primeira vez, reitera o compromisso da Instituição com seu grande projeto de educação, “que se preocupa com a formação integral do aluno, que entende a atividade esportiva como uma oportunidade de inserção, de aprendizado, de determinação”, complementa a professora.

A noite de ontem contou com o desfile das delegações dos 11 câmpus participantes: Águas Lindas, Anápolis, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Senador Canedo e Valparaíso. Os estudantes atletas foram aplaudidos de pé e com muita festa pelos participantes, que lotaram o auditório. A tocha e a pira foram simbólicos, feitas com papel e técnicas de artesanato por servidores e alunos do Câmpus Jataí, mas que nem por isso deixaram de abrilhantar ainda mais aquele momento de comemoração.

Quem carregou a tocha foi o homenageado da noite, o ex-professor de Educação Física do IFG - Câmpus Jataí, Octávio Marcos Martins Mani, que se aposentou, mas recebe até hoje o carinho e o reconhecimento pela atuação no IFG, em eventos regionais e nacionais. “Seu legado marca e marcou nossa cidade, nosso Estado, você que é conhecido nacionalmente pelos seus feitos já realizados no esporte”, diz a professora do Câmpus Jataí, Estefânia Ferreira Costa Machado, que entregou a placa de homenagem ao professor Octávio.

A noite contou ainda com apresentações culturais, do Grupo de Ginástica Êxito, de Jataí, formado por alunos do Educandário Pequeno Príncipe, e do grupo de dança Movimenta-se, com a apresentação “O Corpo que Fala”, e que é formado por alunos do câmpus. As músicas animadas, remixadas e atuais agradaram ao público jovem, que se levantou da cadeira e começou a dançar, cantando junto. A solenidade foi encerrada ao som da cantora jataiense Luana Moraes e do violão com Hugo Mádis, que fecharam com chave de ouro aquele momento em que todos estavam ali pra comemorar o esporte, a vida, a educação, a chance de ser um vencedor e de fazer a diferença.

Representação

Mesa diretiva da abertura do evento

O pró-reitor de Extensão do IFG, professor Daniel Silva Barbosa, que representou o reitor na solenidade, o professor Jerônimo Rodrigues da Silva, declarou abertos os jogos do Instituto. “Desejo que os alunos continuem com essa alegria que já estão e declaro abertos os jogos do IFG”, afirma. A mesa diretiva contou ainda com a presença do prefeito da cidade, um dos parceiros dos jogos, Vinícius de Cecílio Luz, que reafirmou o “nosso reconhecimento por todos, pelos servidores, pelo esforço de toda a Instituição e dos alunos. Reconhecemos a importância do IFG para nossa cidade e nossa região, temos muito orgulho de termos uma unidade do Instituto Federal aqui”, disse.

O diretor de Ações Sociais da Pró-reitoria de Extensão da Instituição, Willian Batista dos Santos, o secretário de Esporte e Turismo de Jataí, Luiz Carlos Cabral dos Anjos, e o presidente da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), que é parceira no evento, José Carlos Teixeira de Queiroz, também participaram da mesa. O diretor-geral do Câmpus Valparaíso, João Marcos Bailão de Lima, servidores e autoridades municipais participaram da solenidade. A organização ficou por conta da professora do câmpus, Marluce Silva Sousa, e da servidora administrativa Márcia Gomes de Carvalho, q ue prepararam tudo junto com a equipe delas, de servidores e alunos, deixando tudo pronto para a festa.

Jogos

Durante todo o dia de ontem foram realizadas as competições de handebol, no Vilelão, e de futsal, na AABB. Foram 14 jogos, disputados entre várias equipes. Os resultados podem ser conferidos no Boletim Técnico emitido pela coordenação técnica do JIF Goiás, formada pelos professores de Educação Física dos câmpus participantes.

Hoje tem mais competições o dia todo, agora pela manhã já estão disputando os atletas de todas as modalidades – futsal, handebol, tênis de mesa e xadrez. As finais das duas primeiras serão realizadas amanhã, das individuais acontece hoje mesmo, mas a solenidade de premiação será feita na segunda etapa do JIF Goiás, entre os dias 26 e 28 de junho, em Goiânia.

Veja o boletim técnico de 15/5.

A estudante Aryanne Oliveira, do terceiro ano do curso técnico em Meio Ambiente, do Câmpus Águas Lindas, conta que é a primeira vez que ela participa do JIF e afirma estar gostando muito. Ela participa como competidora do futsal. “Conhecer estudantes dos outros câmpus é muito bacana e ainda dá a oportunidade pra gente competir, melhorar o condicionamento físico e a experiência em quadra e na vida. Depois de ter chegado me arrependi de não ter participado antes dos jogos”, finaliza.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria/ Coordenação de Comunicação Social/ IFG -Câmpus Jataí.