Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Câmpus Anápolis

Estudantes de cursos técnicos lançam livro de contos digital

Projeto integrou a disciplina Língua Portuguesa e livro reúne trabalhos de alunos de duas turmas

  • Criado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 18h03
  • Última atualização em Quarta, 30 de Janeiro de 2019, 16h21

Livro de contos dos alunos do IFG Anápolis 

Foi lançado na semana passada o livro de contos “Memórias em retalhos: costurando contos”, uma antologia que reúne trabalhos de alunos de duas turmas dos cursos técnicos integrados em Edificações e em Química do IFG Anápolis, em trabalho coordenado pela professora Amanda Rechetnicou, de Língua Portuguesa. O livro está disponível aqui.

A professora afirma que se inspirou na obra da escritora mineira Conceição Evaristo, que declarou certa vez ser a sua produção inspirada nas memórias de suas ancestrais e familiares. Assim, a intenção de Amanda era de transformar memórias familiares dos estudantes em narrativas escritas, de cunho real, ficcional ou fantástico.

O projeto teve início em maio de 2017, quando os estudantes cursavam o segundo ano do ensino médio, e a produção dos textos se encerrou em novembro daquele ano. No ano seguinte, quando os alunos já estavam cursando o terceiro ano, eles foram reunidos no livro, em trabalho coordenado por corpo editorial composto por discentes das duas turmas, que se voluntariaram à edição digital do livro.

O trabalho incluiu a análise de contos e o estudo da produção escrita desse gênero literário. Para a produção dos contos, os alunos conversaram com familiares seus a fim de ouvir memórias que eles pudessem evocar. A partir daí, cada estudante escolheu uma história que mais lhe inspirasse e a professora propôs que cada um criasse um conto do modo que desejasse: real, ficcional ou fantástico – e assim surgiram os textos do livro.

Ao falar sobre o projeto, a professora Amanda declara que o livro “foi desenvolvido privilegiando a escrita autoral”, sendo “a tradução do esforço de minhas/meus alunas/os em criar, contar, narrar e materializar as memórias de seus familiares em contos. Este livro costura essas memórias, a partir de uma série de retalhos, cada retalho contando uma história”.

 

Baixe gratuitamente o livro "Memórias em retalhos: costurando contos"

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

Fim do conteúdo da página