Conselhos

Novos membros do Consup e Conepex serão eleitos em outubro

Eleições serão coordenadas por uma comissão geral e pelas comissões locais dos câmpus e Reitoria

• Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 17h13
  • Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 08h22

O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai fazer eleições diretas para escolher novos integrantes do seu Conselho Superior (Consup) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepex), para um mandato de dois anos. A votação será direta, secreta e via internet, nos dias 22 e 23 de outubro. Servidores e alunos que queiram integrar os conselhos podem registrar suas candidaturas no período de 6 de setembro a 2 de outubro.

A consulta à comunidade acadêmica será conduzida pela Comissão Eleitoral Geral, designada por portaria do reitor, e pelas Comissões Eleitorais Locais, a serem formadas em cada câmpus e na Reitoria, até a próxima terça-feira, dia 3 de setembro. Nesta quarta-feira, 28, a Comissão Eleitoral Geral, presidida pelo servidor Alex de Lima Cunha, divulgou o edital das eleições.

Os servidores (docentes e técnicos-administrativos) e alunos do IFG podem votar e ser votados. Serão eleitos para o Consup cinco docentes, cinco técnicos-administrativos e cinco estudantes. Para o Conepex, serão eleitos seis docentes, seis técnicos-administrativos e seis estudantes. Os servidores devem estar em efetivo exercício e os alunos devem estar regularmente matriculados.

Tanto no Consup quanto no Conepex, cada câmpus e a Reitoria poderão ter no máximo um representante por segmento. Os candidatos não eleitos dentro do limite de vagas para titular de cada segmento, vão integrar a lista de suplentes, segundo a classificação nas eleições. Para o Consup serão eleitos cinco suplentes por segmento e, para o Conepex, seis.

Candidaturas

Servidores e discentes interessados em integrar um dos conselhos devem apresentar suas candidaturas de forma individual, no período de 6 de setembro a 2 de outubro. O registro das candidaturas será feito mediante preenchimento de formulário on line, a ser disponibilizado pela Comissão Eleitoral Geral.

Até o dia 7 de outubro, a Comissão Eleitoral Geral deve divulgar a lista das candidaturas preliminarmente homologadas, cabendo recursos. No dia 10 de outubro, serão divulgadas as candidaturas que efetivamente vão disputar as eleições.

Mas, ainda que não queiram ser candidatos, servidores e estudantes devem estar atentos às regras das eleições e ao calendário eleitoral. Para votar, é preciso estar com o e-mail cadastrado atualizado ou, no caso do servidor, com cadastro no Siape. Os estudantes terão até 30 de setembro para atualizar seus e-mails.
As instruções sobre os procedimentos eleitorais e a própria votação vão se dar por meio eletrônico. Por isso, quem não tiver com o cadastro atualizado, não poderá votar. Também não poderão votar os servidores terceirizados, os ocupantes de cargo de direção sem vínculo permanente com o IFG, servidores afastados por licença de interesse particular e servidores em exercício de cooperação técnica em outro órgão e estudantes matriculados após a homologação das candidaturas.

Consulte a página e o edital das eleições.

Saiba mais sobre o Consup.

Saiba mais sobre o Conepex.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.