Covid-19

IFG vai distribuir 3.200 kits com álcool, sabonete e água sanitária à população de Aparecida de Goiânia

A fabricação está sendo feita nos laboratórios de Química do Câmpus Aparecida de Goiânia e a distribuição terá apoio da Prefeitura Municipal

• Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 15h57
  • Última atualização em Terça, 21 de Julho de 2020, 19h16
Professores Drauton Danilo e Carlos Otto, que integram a equipe responsável pelo projeto de produção dos kits saneantes

Começaram a ficar prontos os primeiros conjuntos do projeto Kits Saneantes para Enfrentamento ao Novo Coronavírus, que está sendo desenvolvido no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, como mecanismo de prevenção ao contágio da Covid-19 junto à população em vulnerabilidade social do município. Cada kit contém um frasco de 500 ml de álcool glicerinado a  70%, um frasco de 500 ml de sabonete líquido para mãos e um frasco de 2 litros de hipoclorito de sódio 2% (água sanitária), além de material impresso informativo.

Está prevista a produção semanal de 200 kits, pelo período de 16 semanas, totalizando 3.200 kits. A produção do material está sendo possível por meio de parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), que viabilizou recursos de R$ 101.088,00, para aquisição de matéria-prima e equipamentos e para o pagamento de transporte a estudantes voluntários.

A fabricação de álcool glicerinado a 70%, sabonete líquido e água sanitária está sendo realizada nos laboratórios de Química do Câmpus Aparecida de Goiânia e a distribuição dos kits à população será feita com apoio da Prefeitura Municipal.

Prevenção e sensibilização

São responsáveis pelo projeto, os professores Drauton Danilo de Jesus Pinto, Carlos Rangel Neves Otto e Alan Dumont Clemente, da área de Química, e o professor Alexandre José Guimarães, da área de Artes Visuais. Integram também a equipe, as servidoras Daniela Rodrigues de Rezende e Ilves Lanny Evangelista Oliveira e Silva Gomes, que são técnicas de laboratório; o professor Raul Vitor Rodrigues Peixoto, que é coordenador do curso Técnico Integrado em Química e atua no projeto como voluntário; e dez estudantes.

Os estudantes são voluntários e estão sendo selecionados para o projeto por meio de chamada pública interna, cujas inscrições estão abertas até 5 de julho. Eles vão receber auxílio transporte no valor de R$ 120,00 mensais e vão colaborar com o trabalho de rotulagem dos produtos.

No projeto Kits Saneantes para Enfrentamento ao Novo Coronavírus, os professores responsáveis destacam que a ação do IFG Aparecida de Goiânia atende ao Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo Novo Coronavirus, do Ministério da Saúde, e surge no contexto emergente da pandemia, com medidas de prevenção à doença, divulgação de informações e sensibilização da população.

Veja aqui mais imagens da produção dos kits saneantes

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia