Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Campus Party Digital

Participação do IFG no primeiro dia da Campus Party é marcada pela discussão sobre inclusão educacional e social, tecnologia e aprendizagem

Evento mundial, que ocorrerá até sábado, traz em formato on-line diversas palestras e atividades

  • Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 21h57
  • Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 16h22
As professoras Raclene Ataide, Ana Beatriz de Freitas e Thais Marinho participam da Campus Party Digital
As professoras Raclene Ataide, Ana Beatriz de Freitas e Thais Marinho participam da Campus Party Digital

Inclusão educacional e social. Inteligência artificial. Tecnologia. Aprendizagem criativa. Esses são alguns dos muitos assuntos que foram debatidos por integrantes da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Goiás (IFG) neste primeiro dia da Campus Party.  O evento que começou hoje está sendo realizado simultaneamente em mais de 30 países, de forma totalmente digital e gratuita e, ao longo de três dias, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da Instituição irão participar de várias atividades.

Uma das muitas palestras realizadas nesta quinta-feira, 9, foi feita pelas professoras do Câmpus Goiânia Oeste Thais Marinho, Raclene Ataide e Ana Beatriz de Freitas, no palco virtual intitulado New Horizons. As docentes foram responsáveis por promover um debate com o tema “Inclusão educacional e social, um debate para três partes - Educação, Sociologia e Saúde”.

Pautada na interdisciplinaridade, a discussão proposta pelas professoras teve como ponto de partida a especificidade do olhar de profissionais da área da educação, da sociologia e da saúde. Segundo as docentes, o objetivo de suas falas foi o de evidenciar contextos em que a escola pode se tornar a principal parceira do aluno e da família, observando o empenho em atender necessidades educacionais específicas.

Para a professora e socióloga Raclene Ataide, é preciso que todos estejam atentos à questão da inclusão social e educacional, uma vez que há dilemas sérios, nesse âmbito, que precisam ser enfrentados. Chamando atenção para esses desafios, a professora Ana Beatriz de Freitas, que também é coordenadora pedagógica na Reitoria do IFG, destacou o quanto a lógica escolar, desde a sua origem, passa pela exclusão e pela seletividade: “por isso é preciso prestarmos atenção a essa questão”. Thais Marinho, que é docente no curso técnico integrado de enfermagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA), salientou, em sua fala, algumas especificidades relacionadas ao seu trabalho e ressaltou que “existe realmente um desafio no sentido de propor um ensino que seja frutífero, levando em consideração a permanência e o êxito dos alunos”. Ao final de suas falas, todas as professoras, em comum, agradeceram a oportunidade de poder falar sobre esse assunto tão importante em um evento como a Campus Party.

 

Inteligência artificial e outras palestras

Em outro palco do evento, o Living Better, chamando atenção para o futuro e a importância da inteligência artificial, o professor Sanderson Macedo (Sandeco), em sua palestra, reforçou a importância dessa área do conhecimento. Para ele, a inteligência artificial tem um papel fundamental no nosso momento histórico, pois ela tem, segundo o professor, o poder de “nos tornar cada vez mais humanos.” Em uma de suas palestras, cujo tema foi “Reiniciando o mundo com Inteligência Artificial”, o docente reafirmou a importância dessa área do conhecimento. “Com a introdução da inteligência artificial, acredito que a vida humana será mais voltada para o que temos de mais humano, que é o pensamento”, destacou o docente.  

O professor do Câmpus Goiânia, que é também embaixador da Campus Party, ainda falou em outra atividade. Desta vez, sobre o tema “o professor do futuro e metodologias ativas”, no palco New Horizons. Sanderson ainda terá outras atividades no evento. Uma delas é sobre inteligência artificial para adolescentes, no sábado (11).

Ao longo do dia movimentado da Campus, outras palestras e atividades também foram realizadas. Uma delas contou com a tecnóloga em Redes de Comunicação, Christiane Santos, que também é professora da Instituição. Ela, que é fundadora do Grupo de Robótica para Meninas Metabotix e membro do Grupo de Robótica GYNBOT, participou da sessão “Movimento Maker – hackeando de impressoras 3D e satélites da NASA”.

 

Em outra apresentação, o professor Carlos Roberto da Silveira e a aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação Amanda Fernandes, do Câmpus Goiânia, falaram sobre o tema “Aprendizagem Criativa para o Estímulo de Meninas Cientistas”. Como é de praxe ter palestra até tarde, ainda hoje, às 23h35, está programado um painel intitulado “Processamento e Análise de Dados em Tempo Real com Kafka, ElasticSearch e PySpark (#JoinCommunity)”, com os professores: Otávio Calaça (IFG) e Cícero Moura (UFG), no palco Work Life.

 

Continua...

A Campus Party continua nesta sexta-feira e também no sábado. Na sexta, o professor Otávio Calaça fará outra palestra: desta vez, no palco New Horizons, às 23h05, ele falará sobre “Redes neurais para Grafos com Python (#JoinCommunity)”. Além dessa atividade, está programado também um painel com o professor do Câmpus Jataí e coordenador do projeto LaPassion, Ruberley Rodrigues de Souza. A atividade começa às 16h. Fazem parte das equipes que desenvolveram os projetos e que também participarão da Campus Party os estudantes Gabriel Santos Novato, do curso de Engenharia Civil do Câmpus Goiânia; Matheus Monteiro Cabral, do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Itumbiara; e Karlla Aparecida Ribeiro, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus Formosa.

 

No sábado, dia 11 de julho, o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, participará de uma sessão de bate-papo com os reitores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Therezio Amado, e a professora do Departamento de Economia da PUC-GO, Ana Luiza Souza. Com o tema “Como preparar a educação para as mudanças em curso?”, a atividade ocorrerá às 16h05, no palco New Horizons. O bate-papo poderá ser acessado pelo link: https://goias-digital.campus-party.org/campusero/?page=page-stream&slugEvent=campus-party-digital-edition-2020-goias&slugAttraction=+Bate-papo-com-reitores-como-preparar-a-educacao-para-as-mudancas-em-curso

 

Toda a programação com muitas outras atividades de membros da comunidade acadêmica do IFG estão disponíveis no site: https://goias-digital.campus-party.org/campusero/?page=page-agenda&slugEvent=campus-party-digital-edition-2020-goias

Acesse: https://goias-digital.campus-party.org/

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página