Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Pós-Graduação

Câmpus do IFG serão polo de apoio presencial para oferta de curso de especialização

Uruaçu, Goiânia Oeste e Formosa apoiarão oferta do CEPFOR/Seduc e Setec/MEC

  • Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 10h55
  • Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 09h23
Imagem do Ifes para a divulgação da especialização
Imagem do Ifes para a divulgação da especialização

 Os câmpus Goiânia Oeste, Formosa e Uruaçu vão apoiar a oferta do curso de pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocenEPT), realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e o Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação da Secretaria Estadual de Educação de Goiás (CEPFOR/Seduc). As três unidades do IFG serão polo de apoio às atividades presenciais.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete, “no início de agosto o IFG foi procurado para fornecer esse apoio acerca da adesão do CEPFOR/Seduc”. Ainda segundo o pró-reitor, considerando que as redes estaduais deveriam estabelecer parceria com polos de Educação à Distância para as atividades presenciais da capacitação, além de outras ações de apoio ao curso, “o IFG foi procurado para que os câmpus do IFG, presentes nos munícipios indicados pela Seduc como polo para oferta do curso, assumissem o compromisso de atuar como Polo de Apoio na adesão que foi encaminhada pela Seduc à Setec/MEC”.

Do IFG, foram indicados pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação da Seduc as cidades de Formosa, Goiânia e Uruaçu para serem polos. No âmbito do IFG, à época estabeleceu-se um diálogo com os diretores-gerais dos câmpus Formosa, Goiânia Oeste e Uruaçu, que assumiram o compromisso de atuar como polo de apoio presencial para viabilizar a adesão da rede pública estadual de Goiás no Edital Setec/MEC nº 46/2020 (https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-abre-4-3-mil-vagas-para-especializacao-de-professores-em-educacao-profissional-e-tecnologica).

Os câmpus do IFG que serão polos de apoio presencial do curso de especialização DocenEPT devem garantir a alocação da agenda dos espaços educativos necessários ao desenvolvimento do curso, tais como sala de aula e laboratório de informática com acesso à Internet. Cabe, ainda, disponibilizar pessoal para garantir a funcionalidade dos ambientes, especialmente nos dias de atividade presencial.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, a proposta apresentada pelo CEPFOR/Seduc prevê um total de 160 vagas no Estado de Goiás, conforme quadro abaixo:

 

Total = 160 vagas em Goiás

40 vagas 

40 vagas 

40 vagas 

40 vagas 

POLO
FORMOSA (IFG)

POLO
GOIÂNIA (IFG)

POLO
RIO VERDE 

POLO
URUAÇU (IFG)

Águas Lindas 

Anápolis 

Goiatuba 

Ceres 

Luziânia 

Aparecida de Goiânia 

Iporá 

Goianésia 

Novo Gama 

Catalão 

Itumbiara 

Rubiataba 

Campos Belos 

Cidade de Goiás 

Santa Helena 

Itapaci 

Planaltina 

Inhumas 

Jataí 

Minaçu 

Posse 

Itaberaí 

Mineiros 

Porangatu 

  

Itapuranga 

Piranhas 

São Miguel do Araguaia 

  

Morrinhos 

Quirinópolis 

  

  

Palmeiras 

  

  

  

Piracanjuba 

  

  

  

Pires do Rio 

  

  

  

São Luiz de Montes Belos 

  

  

  

Silvânia 

  

  

  

Trindade 

  

  

  

Jussara 

  

  

 


Sobre o curso
O curso de especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocenEPT) tem por objetivos: capacitar professores para lecionar nas ofertas da Educação Profissional e Tecnológica, especialmente nos Cursos Técnicos de Nível Médio; construir capacidades para o uso de tecnologias, a exemplo da Educação a Distância (EaD), como estratégia educativa que potencializa o processo de ensino-aprendizagem, especialmente na Educação Profissional e Tecnológica; e estimular a produção e a difusão de conhecimento sobre a Educação Profissional e Tecnológica como Campo de Estudos.

A carga horária total do curso é de 460 horas, com duração de 12 meses. O curso será ministrado em modalidade EaD, na plataforma Moodle e as atividades avaliativas serão presenciais e realizadas no polo escolhido pelo candidato no momento da inscrição.

 

Processo seletivo
As inscrições, que são gratuitas, foram abertas no dia 9 de setembro e vão até dia 24 de setembro. No ato da inscrição, o candidato deverá selecionar o polo que deseja para realização das atividades presenciais e para vínculo no curso. Todas as informações estão disponíveis no site: https://ept-ifes.selecao.net.br/.

A responsabilidade da seleção é do Instituto Federal do Espírito Santo e as dúvidas sobre o curso e o processo seletivo devem ser encaminhadas para selecao.docentept@ifes.edu.br.

 


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página