Publicação

Segunda edição da Revista Incomum traz novas reflexões sobre arte e sua relação com a educação

A capa da publicação traz ilustração digital do professor Alexandre Guimarães e abre uma série de homenagens a cidades, países e espaços poéticos de onde vivem os colaboradores da revista

• Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2020, 09h06
  • Última atualização em Quinta, 15 de Outubro de 2020, 09h11

Reflexões sobre a Arte, sua intersecção com a educação e com o processo sócio-histórico apresentam-se em artigos, resenhas, ensaio e relato de experiência na segunda edição da revista Incomum, periódico do Instituto Federal de Goiás (IFG) na área de Artes e afins. Os autores dos trabalhos são de instituições de ensino de diferentes regiões do país. A capa da publicação abre uma série de homenagens a cidades, países ou espaços poéticos de onde vivem os colaboradores da revista: editores e avaliadores. A edição recém-lançada, traz na capa a ilustração digital Relógio da Antiga Estação de Goiânia, de Alexandre Guimarães, professor de Artes Visuais no IFG.

Perspectivas sobre mobilidades pensadas a partir do corpo em movimento e uma discussão sobre a narrativa A festa, do escritor Ivan Ângelo, que busca compreender o momento brasileiro no período entre o golpe civil-militar e a possibilidade de abertura política são abordados, respectivamente, nos artigos Corpo em estado de dança: perspectivas sobre mobilidades, de Mário Gastão Cipriano Netto, e A festa, de Ivan Ângelo: três aspectos de um romance dos anos 1970, de Carolina Serra Azul Guimarães.

Os conhecimentos e habilidades multidisciplinares de Leonardo da Vinci e as colaborações do coreógrafo William Forsythe para o cenário da dança atual são destacados, respectivamente, nas resenhas Leonardo da Vinci de Walter Isaacson, escrita por Bruno Blois Nunes, e Resenha do Livro Balé Sobre Outros Eixos - contextos e investigações do coreografo William Forsythe, por Ana Carolina Alves Bons Olhos.

Desnaturalizar ideias preconcebidas

A possibilidade de subverter narrativas hegemônicas por meio das disciplinas de artes é demonstrada no relato de experiência Cidades reinventadas: experimentações decoloniais no 3º ano do ensino fundamental, das professoras Taianã de Oliveira Mello Garcia e Fernanda Rabelo. As autoras relatam uma experiência que buscou “desnaturalizar junto aos estudantes a ordem do conhecimento, ideias preconcebidas sobre a nossa sociedade e cidade, e promover condições para a criação de conhecimento e sentido para o seu amadurecimento como indivíduos e cidadãos”, conforme afirmam.

A atual edição da revista Incomum traz também uma reflexão sobre Bispo do Rosário no campo das artes, em Um Ensaio Sobre a Poética de Bispo do Rosário, de Ibsen Perucci Sena e Bianca Alves Martins Val Franco. Os autores discutem categorias como cultura, sociedade, arte popular e arte erudita. a partir da reflexão sobre aspectos centrais referentes à vida e obra de Bispo do Rosário.

Acesse a Revista Incomum para leitura dos trabalhos publicados.

A revista

A revista Incomum, periódico do Instituto Federal de Goiás – IFG, sob a gestão do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação, Profissionalização e Comunidades, promove e publica trabalhos na área de Artes (artes visuais, dança, música e teatro) com discussões voltadas a seu ensino e profissionalização no âmbito da educação formal e não-formal. A publicação dos trabalhos pode ocorrer em diversos formatos, por entender a diversidade das práticas artísticas e artístico-pedagógicas. A publicação é de fluxo contínuo.

Revista Incomum

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia