Pós-Graduação

IFG lança dois novos cursos de especialização

Especializações em Ensino de Ciências e Educação Matemática e em Educação, Direitos e Cidadania serão no Câmpus Uruaçu

• Publicado: Sexta, 30 de Abril de 2021, 10h14
  • Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 11h26
Novas especializações no Câmpus Uruaçu

O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai ofertar, ainda neste semestre, dois novos cursos de pós-graduação latu sensu: especialização em Educação, Direitos e Cidadania e especialização em Ensino de Ciências e Educação Matemática. As especializações serão totalmente gratuitas.

As inscrições para a seleção já estão abertas e podem ser feitas até 12 de maio, exclusivamente pela internet, no seguinte endereço: http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/pos-graduacao .

As novas especializações serão ofertadas no Câmpus Uruaçu, com aulas presenciais e a distância (20% da carga horária). Mas enquanto durar a pandemia da Covid-19, as aulas serão on-line, com previsão de início em 5 de junho.

Para a especialização em Educação, Direitos e Cidadania são ofertadas 40 vagas e, para a especialização em Ensino de Ciências e Educação Matemática, 36. Em ambas as seleções, 50% das vagas serão ocupadas pela livre concorrência e outros 50% serão destinados às políticas afirmativas.

Cotas

Serão beneficiados dentro da política de cotas na especialização em Educação, Direitos e Cidadania, pessoas pretas e pardas, pessoas de povos e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, ciganos etc), beneficiários da reforma agrária ou pequenos agricultores, pessoas transsexuais, travestis ou transgêneros e pessoas com deficiência.

Já na especialização em Ensino de Ciências e Educação Matemática, a reserva de 50% das vagas será destinada a professores de escolas públicas que lecionam as disciplinas de Ciências, Biologia, Química, Física e/ou Matemática, pessoas pretas e pardas, indígenas e pessoas com deficiência.

Seleção

A seleção dos candidatos que tiverem suas inscrições homologadas será feita em etapa única com a análise de currículo, de caráter classificatório, e análise da Carta de Intenções, de caráter eliminatório e classificatório. A Carta de Intenções deve conter a descrição das trajetórias pessoal, acadêmica e profissional dos candidatos e suas justificativas e motivações para o curso.

O curso de Educação, Direitos e Cidadania terá uma duração de 18 meses, com carga horária total de 440 horas, sendo 380 horas distribuídas em disciplinas e 60 horas destinadas às atividades de orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O curso de Ensino de Ciências e Educação Matemática, terá a mesma duração, com carga horária total de 420 horas, sendo 360 horas em disciplinas obrigatórias e mais 60 horas para a orientação ao TCC.

Confira o edital da seleção para a especialização em Educação, Direitos e Cidadania.

Faça sua inscrição.

Confira o edital da seleção para a especialização em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Faça sua inscrição.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.