IFG tem novo Plano de Dados Abertos

Objetivo é disponibilizar à sociedade o acesso a dados da Instituição, estimulando a participação e controle social

• Publicado: Sexta, 07 de Maio de 2021, 17h29
  • Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 11h26

O Instituto Federal de Goiás (IFG) formulou o seu novo Plano de Dados Abertos (PDA ), que já está publicado na página http://www.ifg.edu.br/pda. O plano prevê a disponibilização à sociedade de 21 novos conjuntos de dados e terá vigência até março de 2023.

Os novos conjuntos de dados foram definidos a partir de pedidos de acesso à informação e de manifestação recebidos pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação. Também foi feito levantamento junto aos setores da Instituição, pelo grupo de trabalho responsável pela elaboração do PDA, coordenado pelo diretor de Tecnologia da Informação, Douglas Rolins de Santana.

O próximo passo será a avaliação, pelo Comitê de Segurança da Informação e Comunicação (CGSIC), dos conjuntos de dados para abertura. Após a aprovação da publicação dos dados pelo CGSIC, serão realizados os procedimentos de extração e publicação e as demais atividades, conforme cronograma previsto no plano de ação do PDA.

O primeiro PDA do IFG teve vigência de 2017 a 2018. Ele permitiu o levantamento e a definição dos primeiros 15 conjuntos de dados a serem abertos pela Instituição. Eles estão disponíveis no Portal de Dados Abertos, link https://dados.gov.br/organization/instituto-federal-de-educacao-ciencia-e-tecnologia-degoias-ifg.

O PDA do IFG faz parte da Política de Dados Abertos do poder Executivo Federal, instituída pelo Decreto nº 8.777 de 11 de maio de 2016. Ela tem como objetivo promover a publicação de dados contidos em bases de dados de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sob a forma de dados abertos e informações acessíveis ao público. A meta é o aprimoramento da cultura de transparência pública.

Conheça o novo PDA do IFG.

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.