PREMIAÇÃO

Estudantes do curso técnico integrado em Instrumento Musical vencem Concurso de Piano Professor Abrão Calil Neto

Dupla ficou em primeiro lugar na modalidade Piano a 4 Mãos em competição online realizada por instituição mineira

• Publicado: Sexta, 08 de Outubro de 2021, 12h11
  • Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 12h22

Os alunos Nicolas Antony Esteves Alves e Marcos Daniel Queiroz, respectivamente do 2º e 3º ano do curso técnico integrado em Instrumento Musical do Câmpus Goiânia, foram os vencedores do 28º Concurso de Piano Professor Abrão Calil Neto, do Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade de Ituiutaba, Minas Gerais. Os estudantes foram destaque na categoria Piano a 4 Mãos, na qual também concorreram outras 5 duplas. Os discentes também receberam certificados e prêmio em dinheiro.

De acordo com a professora Marina Machado Gonçalves, responsável pelo treinamento dos alunos, a modalidade a quatro mãos consiste em executar peças escritas para essa finalidade, isto é, que permitem duas pessoas tocarem o piano ao mesmo tempo. “Na literatura, há inúmeras obras concebidas desta forma. São obras originais e não arranjos”, complementa a docente. De acordo com a professora, a modalidade está prevista no programa de piano do curso técnico integrado em Instrumento Musical do Câmpus Goiânia.

Nicolas e Marcos tocaram as obras No volga, de Balakirev, e Quatro jogos rítmicos - ciclos, de Rodrigo Lima, compositor paulista, que iniciou seus estudos no piano em Goiânia e foi homenageado nesta edição do concurso.

Devido à pandemia de Covid-19, a competição foi online. Para realizar o treinamento e a gravação das obras, os estudantes contaram com o apoio da professora de piano, Marina Machado Gonçalves, que cedeu o instrumento em sua casa para a realização das atividades.

Para o estudante Marcos Daniel, o principal desafio ao participar da competição foi se adaptar ao piano acústico. Com a suspensão das aulas presenciais, ele reforça a importância da professora Marina ter cedido o piano de sua casa para que ele e Nicolas pudessem realizar o treinamento das obras que foram executadas.

Ele acredita que participar e ter destaque em um concurso como esse favorece seu processo de formação enquanto músico profissional. “Recitais, concursos de piano e de quaisquer outros instrumentos são muito benéficos para a nossa formação, pois o que importa bastante é a nossa preparação antes dele. Isso nos dá um vigor a mais e nos impulsiona a estudar repertórios específicos e, claro, receber feedback com nosso resultado final. Estamos na modalidade online, porém, quando voltarmos ao presencial, teremos a oportunidade de conhecer novos lugares, novas pessoas e vários professores. Uma vez ouvi de um professor de piano da Universidade de Houston no Texas: ‘um músico que não é conhecido, raramente consegue oportunidade’, logo esses concursos também ajudam bastante a fazer o nosso nome na música”, finaliza.

O Concurso de Piano Professor Abrão Calil Neto é realizado desde 1994, com o objetivo de valorizar o instrumento e divulgar a música para piano, despertar o interesse pela música brasileira, em especial a contemporânea, desenvolver o gosto pela cultura musical, estimular a prática da música em grupo, descobrir novos talentos musicais, promover autoconfiança e socialização. Além da categoria Piano a 4 Mãos, a competição abriga também as categorias Piano Solo e Música de Câmara. Em sua trajetória, o evento, que reúne participantes de todo o Brasil, foi ampliado, abrindo espaço para oferta também de atividades educativo-culturais como concertos, oficinas, palestras, masterclasses, dentre outras.

Confira mais informações sobre o concurso: https://www.conservatorioituiutaba.com.br/concurso-de-piano/home

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.