Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
audiência pública

Comissão do POCV reforça a importância das respostas ao formulário sobre a oferta de cursos

Formulário sobre oferta de cursos no câmpus pode ser respondido até o dia 18 de outubro

  • Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 11h41
  • Última atualização em Quarta, 20 de Outubro de 2021, 14h42
nnnnnn
   Audiência Pública organizada pela Comissão Local do POCV 

Durante a primeira audiência pública promovida pela Comissão Local do Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) do IFG-Câmpus Inhumas, realizada na noite desta quarta-feira, 14 de outubro, pelo canal do câmpus no YouTube, o diretor-geral da unidade, professor Luciano dos Santos, reforçou que o formulário sobre a oferta de cursos deve ser respondido pela comunidade.

"É fundamental que o formulário seja respondido pelo maior numero possível de pessoas, para que possamos dialogar com a sociedade e planejar a nossa oferta de cursos", destacou o diretor-geral. O formulário deve ser respondido até o dia 18 de outubro e pode ser acessado pelo link: https://bityli.com/WqNQqO.

Diálogo

A reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, também participou da audiência pública on-line e destacou a importância do Plano de Oferta de Cursos e Vagas na instituição. "O POCV faz parte da construção de um rigoroso e permanente diálogo com a comunidade. Queremos garantir a participação de toda a comunidade, porque precisamos saber onde estamos, como estamos e para onde vamos. Assim, seguiremos por caminhos com maior segurança. Há grandes desafios, por isso, discutir o planejamento da oferta de cursos é tão importante", afirmou. 

O professor Weber Tavares, assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFG, lembrou que o POCV é formado por três grandes documentos: a identificação das demandas do território onde o câmpus está inserido, abrindo canais de diálogo com a sociedade; o segundo documento é a instituição olhando para dentro, identificando potenciais e fragilidades; e a terceira parte é a de planejar a força de trabalho docente necessária para os próximos cinco anos.

Representantes

Participaram da reunião, além dos gestores, representantes de diferentes segmentos de Inhumas e região: a chefe do Departamento Pedagógico da Coordenação Regional de Educação (CRE), Elaene Cristina Brás; o secretário municipal de Educação, professor Gustavo H. C. de Lima; o presidente da Fundação de Assistência ao Menor Inhumense (Fami),  José Ferreira Corte; a secretária de Indústria, Comércio e Emprego de Inhumas, Débora Lídia Pereira de Araújo; a representante dos discentes do Câmpus Inhumas, estudante Gabriela Alves Caetano; o representante dos pais de alunos, Alberto de Brito Matos; o chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) do câmpus, professor Nisval Ferreira Guimarães; a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professora Lorenna Silva Oliveira Costa, e a professora Beatriz dos Santos Siqueira, membro da Comissão Local do POCV. 

vvvvvv
   A gravação da reunião está disponível no canal do Câmpus Inhumas no YouTube

"O IFG vem fazendo um trabalho de excelência, com destaque para os cursos de pós-graduação e de  extensão. Parabenizo a todos pela iniciativa desta audiência pública e pelo formulário, canais em que podemos compartilhar as necessidades da rede municipal. Através dessa construção em conjunto, o IFG ganha ainda mais no crescimento institucional", disse o secretário Municipal de Educação, Gustavo Lima. 

O representante dos pais de alunos, Alberto de Brito Matos, aproveitou a reunião para elogiar o trabalho da instituição. "O IFG não nos deixou desamparados na pandemia. Os auxílios aos estudantes foram mantidos, houve empréstimos de equipamentos para que os estudantes acompanhassem o ensino remoto, tivemos a distribuição de chips de celular para acesso à internet. Agradecemos o cuidado com nossos filhos e sabemos que o IFG forma estudantes capazes de influenciar o meio em que vivem", comentou. 

Perguntas 

Na segunda parte da audiência pública, o professor Luciano e outros membros da mesa de trabalho responderam às perguntas do público que acompanhava a reunião e também falaram sobre a estrutura da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFG faz parte. Foram feitas sugestões de novos cursos e os participantes foram orientados a registrarem seus comentários por meio do formulário elaborado pela Comissão Local do POCV (link do formulário: https://bityli.com/WqNQqO).

Após a análise das respostas da comunidade ao formulário e do levantamento de dados que a Comissão Local do POCV está desenvolvendo, uma nova audiência pública será realizada para apresentação dos resultados e diálogo com representantes políticos e parceiros. A reunião realizada ontem está disponível no canal do IFG-Câmpus Inhumas no YouTube e teve a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela intérprete Cristiana Ferreira Franco e pela professora Thaysa dos Anjos Silva Romanhol.  

No Câmpus Inhumas, fazem parte da Comissão do POCV os seguintes servidores: Beatriz dos Santos Siqueira (docente),  Darlene Ana de Paula Vieira (docente), Fernando Almeida dos Santos (técnico-administrativo), Karla Ferreira Dias Cassiano (docente), Luciana Pereira Marques (docente), Nisval Ferreira Guimarães (docente/Chefe do DAA), Paulo Henrique Castanheira Vasconcelos (docente), Renato Araújo Teixeira (docente) e Luciano dos Santos (docente/diretor-geral). 

 

 

(Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas).

Fim do conteúdo da página