Reingresso e transferência

Abertas as inscrições para reingresso em cursos do ensino médio e transferência de um curso para outro

Podem se inscrever para o reingresso alunos que deixaram seu curso no IFG e, para transferência, alunos matriculados

• Publicado: Quarta, 12 de Janeiro de 2022, 08h12
  • Última atualização em Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 09h02

O Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas para reingresso ou mudança de curso para alunos dos cursos de nível médio em todas as modalidades: Técnico Integrado; Técnico Integrado - Educação de Jovens e Adultos (EJA); e Técnico Subsequente. As vagas, para o primeiro semestre deste ano, estão distribuídas entre 13 câmpus da Instituição. As inscrições podem ser feitas até 13 de fevereiro.

Podem se inscrever para o reingresso alunos dos cursos técnicos do IFG que perderam vínculo com a Instituição e desejam voltar a estudar. O reingresso deve ser no mesmo curso e câmpus de origem.

Podem se inscrever para transferência alunos regularmente matriculados em cursos do ensino médio nos câmpus do IFG ou oriundos de cursos da educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio de outras instituições públicas de ensino. Para os cursos técnicos subsequentes, admite-se a inscrição de aluno oriundo de instituições de ensino que não sejam públicas.

No caso de alunos de outras instituições, também serão aceitas as inscrições daqueles que estão com matrícula trancada. Eles devem, ainda, possuir prazo legal para integralização curricular no curso pretendido, conforme projeto pedagógico do curso e regulamento acadêmico do IFG. Confira o quadro de vagas:

CÂMPUS

Uruaçu

Comércio

Inscrições

As inscrições serão realizadas somente via internet, na página do Centro de Seleção (Estude no IFG), seção Reingresso e Mudança de curso/câmpus, link REINGRESSO E TRANSFERÊNCIA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO, EJA E SUBSEQUENTE 2022/1.

Para se inscrever, o interessado deve seguir os seguintes procedimentos: preenchimento do requerimento de inscrição, upload (envio) da documentação completa, de acordo com a modalidade que deseja concorrer.

As inscrições são gratuitas e cada candidato poderá realizar apenas uma inscrição. Não serão aceitas, em hipótese alguma, inscrições fora do prazo ou encaminhadas por outros meios, como carta.

Documentos

O envio da documentação exigida deve ser feito em arquivo único, até o dia 20 de fevereiro. No caso de candidatos ao Reingresso, é preciso apresentar: cópia legível do histórico escolar ou espelho do histórico escolar expedido pela Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares, contendo o coeficiente de rendimento no curso e informações sobre a autorização do curso.

No caso de candidatos à Transferência, são exigidos: requerimento para transferência devidamente preenchido; cópia legível do histórico escolar ou espelho do histórico escolar expedido pela Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares ou pelas secretarias escolares das instituições de origem do candidato, contendo o coeficiente de rendimento no curso, e informações sobre a autorização ou reconhecimento do curso.

Para os candidatos do Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical do Câmpus Goiânia, o candidato, além da documentação, deve submeter um vídeo apresentando uma peça musical de livre escolha, cantada ou tocada em instrumento musical de sua livre escolha. O vídeo deve obedecer às especificações e características previstas no edital.

A seleção dos inscritos será realizada por meio da análise do tempo para integralização do curso (caráter eliminatório); análise da instituição de origem para aplicação da ordem de prioridade (caráter classificatório); análise do coeficiente de rendimento do aluno (caráter classificatório); e análise do histórico escolar para estabelecer a correlação das disciplinas cursadas (apenas para Transferência).

O resultado preliminar da análise da documentação referente aos processos seletivos será publicado no dia 2 de março. Recursos contra o resultado preliminar poderão ser apresentados no dia 3. O resultado dos recursos e o resultado final serão publicados no dia 7 de março. Os editais complementares para as matrículas devem ser divulgados por cada câmpus até 8 de março.

Confira o edital e faça a sua inscrição

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.