Rede Federal

Mostra de pesquisa e desfile de alunas da EJA são destaques no segundo dia da 115ª reunião do Conif

Organizada pelo IFG, a reunião ocorre no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, e prossegue até quinta-feira, 6 de outubro

• Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2022, 21h49
  • Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2022, 09h32
Reitores que compõem a Rede Federal participam da 115ª Reunião Ordinária do Conif

O segundo dia da 115ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que está sendo organizado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), contou com debates sobre pautas internas do Conselho e também com mostras de pesquisa, ensino e extensão e um desfile realizado por discentes do curso de Educação de Jovens e Adultos em Modelagem do Vestuário, do Câmpus Aparecida de Goiânia.

Durante todo o dia, os reitores e participantes da 115ª Reunião do Conif discutiram pautas internas do Conselho. Uma delas teve como tema a Comissão Eleitoral do Conif 2023. Outro assunto debatido foi o Planejamento Estratégico do Conselho, cujos relatores foram os reitores Carlos César (IFMA) e Cláudio Alex (IFPA).

Reitores e participantes da Reunião do Conif prestigiam mostra de projetos de ensino, pesquisa e extensão

Ainda pela manhã, após o primeiro momento de reunião, os participantes puderam conhecer um pouco dos projetos de ensino, pesquisa e extensão do IFG em uma mostra, montada no piso térreo do Centro Cultural Oscar Niemeyer. Os estudantes expuseram e apresentaram trabalhos de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes câmpus: Goiânia, Aparecida, Senador Canedo, Anápolis, Goiânia Oeste e Uruaçu. Projetos, como Gynbot, Metabotix, SkyRocket, Steam 4 Girls - Aprendizagem Criativa para Estímulos de Meninas Cientistas; IOT4U; Minha marmita, nossa saúde; Copa Scratch; Impactos da Pandemia de COVID-19 na saúde mental de estudantes do ensino médio integrado ao ensino médio e Quilombolas Sustentáveis em Rede, participaram da mostra.

Desfile

Durante a tarde, após outras discussões do pleno do Conif, foi realizado um desfile com discentes do curso EJA em Modelagem do Vestuário, ministrado no Câmpus Aparecida de Goiânia. O professor Kélio Júnior Santana Borges, coordenador do curso, destacou que o mais importante no desfile “não são as peças que estão aqui, mas sim a história por trás delas”. Falando um pouco sobre esse contexto, o docente destacou o processo de criação dos materiais e falou, principalmente,  sobre as alunas e alunos do curso e a importância da EJA no IFG; algo que também foi ressaltado pela reitora do IFG, professora Oneida Irigon.

Professor Kélio à direita e o grupo de discentes que participou do desfile

Durante o desfile, os reitores e participantes da 115ª Reunião do Conif puderam escutar um pouco sobre as experiências dos estudantes e ver os materiais desenvolvidos feitos por eles. Na nova sala de cinema do Centro Cultural Oscar Niemeyer, foram mostradas algumas das criações dos estudantes, que envolvem desde peças de roupas, bolsas e bonecas.

Algumas das bolsas feitas pelos estudantes do curso EJA em Modelagem do Vestuário

Falando da importância de dar espaço para os discentes do curso em um evento como este, o professor Kélio Júnior Santana Borges afirmou: “eu fico extremamente lisonjeado por ter sido uma das pessoas que puderam vir aqui apresentar e receber o feedback desses gestores. Sentir que essas pessoas ficaram tocadas de algum modo por essas apresentações é muito importante. Esse tipo de abertura faz com que o próprio evento se torne mais valioso, mais humano.”

Ainda no cinema do Centro Cultural, encerrando o segundo dia de reuniões, foram apresentados ao público do Conif alguns vídeos que fizeram parte da Mostra InspirArte. Como explicou o pró-reitor de Extensão, Willian Batista, o edital que originou a mostra visava apoiar financeiramente iniciativas do setor, com foco nas plataformas digitais. Com o edital, foram selecionados diversos materiais voltados à arte e à cultura. As produções audiovisuais foram apoiadas pelo IFG, através de recursos financeiros concedidos pelo Edital InspirArte.

115ª Reunião do Conif

Organizado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), o encontro do Conif ocorrerá até quinta-feira, 6 de outubro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O evento será encerrado após o Conselho apreciar os temas “Câmara de Administração do Conif” e “Regulamento interno de carga horária docente”.

Veja algumas fotos do evento.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria