Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
EJA e Subsequente | 2024/2

IFG abre inscrições para a seleção dos cursos da Educação de Jovens e Adultos e de cursos Técnicos Subsequentes

Ao todo, são ofertadas 315 vagas nos dois processos seletivos. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 30 de julho

  • Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2024, 15h26
  • Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2024, 14h13
imagem sem descrição.

 

O Instituto Federal de Goiás abriu nesta quarta-feira, 3 de julho, as inscrições para a seleção dos cursos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, também, para os cursos Técnicos Subsequentes para ingresso no segundo semestre de 2024. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página Estude no IFG, na seção de seleções em andamento de interesse do candidato: www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/eja.

Os cursos da EJA são destinados aos estudantes acima de 18 anos que concluíram o ensino fundamental e ainda não fizeram o ensino médio.

Já os cursos técnicos subsequentes têm duração de dois anos e destinam-se àqueles que já concluíram o ensino médio e buscam a profissionalização. Tanto os cursos da EJA, quanto os Subsequentes são ofertados no período noturno.

 

Processo seletivo da EJA

As inscrições para o processo seletivo da modalidade EJA serão realizadas via internet ou presencialmente nos câmpus do IFG. As inscrições via internet deverão ser realizadas no endereço eletrônico http://ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/eja, conforme o cronograma estabelecido no edital.

A seleção para uma das 160 vagas será realizada por meio de participação obrigatória em uma palestra sobre o curso para o qual o candidato se inscrever e sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos do IFG. Posteriormente, será realizado o sorteio de vagas, de caráter classificatório. Caso o candidato não participe da palestra, ele será eliminado do processo seletivo.

O candidato somente poderá participar da palestra na cidade/câmpus para a qual se inscreveu. Nos casos de inscrição realizada pela internet, os candidatos poderão participar da palestra nos seguintes formatos: palestra presencial - com dias e horários publicados em comunicado do câmpus; palestra por meio eletrônico - com dias e horários publicados em comunicado do câmpus. Nos casos de inscrição presencial no câmpus, a palestra será realizada com os candidatos no momento da inscrição.

Ao final dos dias previstos para a realização da palestra, será realizado um sorteio eletrônico de vagas com todos os candidatos que estiveram presentes nas palestras nos câmpus. O sorteio de vagas será dispensado caso o número de candidatos presentes na palestra de apresentação do curso seja igual ou inferior ao número de vagas ofertadas.

O sorteio de vagas será realizado no dia 11 de setembro por meio eletrônico e será transmitido na plataforma digital de videoconferência oficial do IFG (RNP) e poderá ser acompanhado remotamente pelos candidatos pelo Canal do IFG no YouTube.

Mais informações sobre a seleção podem ser conferidas no edital.

 

Confira o quadro de cursos e vagas:

CÂMPUS

CURSOS

TURNO

VAGAS

DURAÇÃO

Aparecida de Goiânia

Técnico em Alimentos

Noturno

40

3 anos

Goiânia

Técnico em Gastronomia

Noturno

30

3 anos

Jataí

Técnico em Secretariado

Noturno

30

4 anos

Senador Canedo

Técnico em Refrigeração e Climatização

Noturno

30

3 anos

Uruaçu

Técnico em Comércio

Noturno

30

3,5 anos

 

 

Técnico Subsequente

A seleção para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio oferta 165 vagas, sendo 95 para o Câmpus Goiânia; 30, para o Câmpus Jataí; 30, para o Câmpus Itumbiara. No Câmpus Goiânia, os cursos técnicos ofertados são Agrimensura, Eletrotécnica, Mecânica. No Câmpus Jataí, a oferta é do curso Técnico em Agrimensura. E no Câmpus Itumbiara, o curso é o Técnico em Eletrotécnica.

As inscrições podem ser feitas até 30 de julho, exclusivamente pela internet, na página Estude no IFG, seção Técnico Subsequente.  Podem se inscrever os candidatos que tenham concluído o ensino médio ou estejam cursando o último ano e, em caso de aprovação, possam comprovar a conclusão do ensino médio até a matrícula. As inscrições, assim como os cursos, são gratuitas.

 A seleção dos candidatos será feita por meio de prova objetiva de múltipla escolha, contendo 20 (vinte) questões das áreas de língua portuguesa e matemática. A pontuação total da prova será o somatório dos pontos obtidos em cada uma das disciplinas.

É importante destacar que, nos cursos técnicos subsequentes que tiverem a procura de candidato por vaga igual ou inferior a 1,5, será adotado o sorteio eletrônico de vagas. Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas no edital.

 

Resultados

Pelo cronograma publicado pelo Centro de Seleção, o resultado preliminar dos cursos técnicos subsequentes será divulgado no dia 10 de setembro; já o resultado preliminar da EJA será divulgado no dia 11 de setembro (data do sorteio eletrônico). O resultado final das duas seleções será publicado no dia 13 de setembro. Os editais de matrícula dos dois processos seletivos serão publicados até o dia 16 de setembro pelos câmpus participantes das seleções.

 

Confira os editais e faça a sua inscrição:  

 

 

 

 

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria

 

Fim do conteúdo da página