Artes

Galeria de Artes e Ofícios do IFG Aparecida de Goiânia será inaugurada nesta sexta-feira, 22

A abertura da Galeria será marcada com a I Exposição de Xilogravuras de alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

• Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 12h20
  • Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2017, 17h19
Os trabalhos dos alunos foram inspirados em obras de artistas gravadores brasileiros

A partir desta sexta-feira, 22 de setembro, o Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG passa a contar com uma galeria de artes para exposição permanente das produções em Artes Visuais de alunos. A Galeria de Artes e Ofícios (Galo) será inaugurada às 13 horas, com a I Exposição de Xilogravura dos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. O momento vai contar também uma performance de Giovana Consorte, professora do curso de Licenciatura em Dança.

“A Galo passa a ser um arranjo expositor dos processos em Artes Visuais vividos por nossos estudantes”, afirma o professor de Artes Visuais Alexandre Guimarães, idealizador da Galeria e organizador da exposição de xilogravura. A mostra é resultado do trabalho de dois bimestres dos estudantes do componente curricular Arte e Processos de Criação.

A xilogravura

A xilogravura é uma técnica milenar que utiliza uma matriz de madeira como base para gravação de uma imagem, que é então impressa em papel de forma manual (com a colher de pau) ou através da prensa mecânica. O professor Alexandre Guimarães explica que vários instrumentos são utilizados no processo: matriz de madeira, goivas para entalhe, rolos emborrachados, tinta gráfica, solvente, papéis especiais, barem e colher de pau, entre outros.

A xilogravura é uma modalidade artística de reconhecimento e valor universais. Alexandre Guimarães comenta que a xilogravura impressiona “pelo seu processo técnico e artesanal, sobretudo, pela linguagem poética que a tinta preta imprime sobre o papel, criando nuances e texturas variadas”. Os trabalhos que vão abrir as exposições da Galeria de Artes e Ofícios do IFG Aparecida de Goiânia foram produzidos por estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos. Cada trabalho estabelece diálogo com um artista gravador brasileiro. A exposição de xilogravuras poderá ser visitada pelo público até o dia 31 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 12 às 14 horas.

Galo

Em nota explicativa sobre o nascimento da Galo, o professor Alexandre Guimarães conta que o nome “Galeria de Artes e Ofícios” rememora os Liceus de Artes e Ofícios, que surgiram no séc. XIX como instituições para o letramento e educação profissional de trabalhadores. “Com intensa influência da cultura negra sobre o saber fazer e o saber ensinar, estas escolas mantiveram nos seus currículos o ensino da arte, sobretudo do desenho, como princípio à aprendizagem de um ofício industrial ou artesanal”, informa.

A história do Instituto Federal de Goiás está intimamente ligada ao nome da Galeria, pois os Liceus de Artes e Ofícios fundamentaram a criação, já no início do séc. XX, das Escolas de Aprendizes em Artífices, hoje Institutos Federais, inserindo as discussões em torno da educação profissional na agenda do governo brasileiro pós-libertação dos escravos, conforme lembra o professor.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia