IFG publica sua Política de Gestão de Riscos

Documento está disponível na Resolução nº 41 do Conselho Superior

• Publicado: Sexta, 29 de Dezembro de 2017, 10h32
  • Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 15h19

O Instituto Federal de Goiás (IFG) publicou essa semana a Resolução nº 41, que institui a Política de Gestão de Riscos (PGR) da Instituição. É um documento que apresenta os propósitos e diretrizes gerais, constituídos com a finalidade de estabelecer sua Gestão de Riscos, sendo o risco a probabilidade de que algo ou um evento aconteça e que impeça que o IFG realize seus objetivos.

Pelo documento, a Gestão de Riscos se guiará pelos princípios da transparência nas ações e procedimentos; da melhoria contínua dos processos institucionais; da sustentabilidade das ações institucionais; do alinhamento com as estratégias organizacionais e da eficiência da gestão pública.

Entre os objetivos da Política de Gestão de Risco, estão: elevar a probabilidade de realização dos objetivos estratégicos e metas da Instituição; subsidiar os responsáveis pela tomada de decisões com informações relevantes referentes aos riscos que a instituição está exposta; disseminar a cultura de valorização da gestão de riscos na instituição; estabelecer e difundir ferramentas e metodologia de controle interno voltado para o efetivo gerenciamento de riscos; estabelecer medidas de tratamento para eventos indesejáveis que podem afetar o alcance de metas e objetivos da instituição; elevar a transparência em relação às atividades desenvolvidas e aos riscos inerentes a elas; elevar a eficiência na aplicação do recurso público e otimizar a estrutura de governança.

Para gerir os processos, a política prevê a criação de uma Coordenação Geral de Planejamento e Análise de Riscos, subordinada à área de Desenvolvimento Institucional do IFG, mas com apoio da Auditoria Interna do Instituto.

Mais informações, acesse a Política de Gestão de Riscos da Instituição.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.