ENDP

Servidores do IFG participam de evento nacional sobre gestão de pessoas

O evento é sediado pelo Instituto Federal de Alagoas e é considerado um dos maiores da área de gestão de pessoas da Rede Federal

• Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 07h41
  • Última atualização em Terça, 02 de Outubro de 2018, 13h47
Reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues, acompanhado do pró-reitor da Prodi, Amaury Araújo, e servidores do IFG que estão no evento

“Gestão de Pessoas: estratégica e fundamental” é o tema do XXXVIII ENDP (Encontro Nacional de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino) deste ano. O evento acontece anualmente e é considerado o maior na área de Gestão de Pessoas da Rede Federal de Ensino. Servidores do Instituto Federal de Goiás (IFG) participam do encontro, que também contou com a presença do reitor, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, na solenidade de abertura.

O evento, que acontece em Maceió (AL), também registrou na programação do primeiro dia, a reunião do Fórum de Gestão de Pessoas dos Institutos Federais (FORGEP/CONIF) e também dos profissionais de saúde vinculados ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS). Na pauta da reunião do Fórum foi apresentada a proposta de realização do III Encontro Nacional de Psicólogos dos Institutos Federais.

Na ocasião, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amaury França Araújo, apresentou o projeto à plenária, que foi aprovado por unanimidade para seguir ao pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O evento está programado para o mês de outubro, no Câmpus Goiânia do IFG, com o tema “O futuro da Psicologia e a Psicologia do futuro: desafios da prática contemporânea nos IFEs”.

Na cerimônia de abertura do evento, o reitor do IFAL, instituto que sedia o evento, professor Sérgio Teixeira Costa, enfatizou a importância da Gestão de Pessoas como área estratégica da gestão. De acordo com o diretor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Wagner Fonseca, esse ano o “ENDP tem um enfoque muito diversificado. E é a primeira vez que, em um ENDP, que nós inserimos uma palestra com um enfoque ousado e diferente que é a dos Caçadores de Bons Exemplos, que sai da esfera técnica, de gestão, liderança, inclusive da qualidade de vida, e vai para um enfoque diferenciado, que é a solidariedade, a humanização da gestão, a melhoria, o crescimento como seres humanos. E é o que a gente precisa, olhar as pessoas com um olhar mais humano”.

Participação
Pelo IFG, participam do evento, além do reitor Jerônimo Rodrigues da Silva, e do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amaury Araújo, servidores da Diretoria de Recursos Humanos da Reitoria, Alcyone Novais (Coordenação de Gestão de Pessoas), Bruna Frazão e Sandra Gonçalves (Coordenação de Assistência ao Servidor), Frederico Rodrigues (Coordenação da Folha de Pagamentos), Kleuber Vasconcelos (Coordenação de Aposentadorias e Pensões) e a diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), Sandra Ferreira. Também representam o IFG no evento, Érison Mendonça (Câmpus Inhumas), Francione Neres (Câmpus Formosa), Joylce Rodrigues (SIASS) e Luciana Ribeiro (Câmpus Cidade de Goiás).

Prêmios

Ainda no XXXVIII ENDP, o IFG recebeu dois prêmios na modalidade artigos, na área temática “Prevenção, Promoção e Vigilância dos Ambientes de Trabalho, com os títulos”. Um dos artigos tem como título “O processo sócio-histórico de criação e consolidação do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor nos institutos federais em Goiás” e outro artigo é intitulado “O perfil epidemiológico dos/as servidores/as do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás: subsídios para análise dos afastamentos”.

O primeiro versa sobre o processo sócio-histórico da constituição e a organização do SIASS (IFGoiano/IFG) e o segundo traz os resultados preliminares da pesquisa que vem sendo desenvolvida sobre o perfil epidemiológico dos afastamentos por motivo de saúde dos servidores do IFG.

Servidores do IFG recebem prêmios no evento

Fruto do resultado do trabalho institucional da equipe multiprofissional da Coordenação de Assistência ao Servidor da Reitoria e do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) os artigos foram submetidos ao ENDP 2018 pelos servidores: Mário Raimundo dos Santos Neto, Sandra Lúcia Gonçalves e Andreia Farina de Faria.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.