Congresso e Workshop

Congresso Científico e Workshop sobre Fontes Renováveis de Energia começam na próxima segunda-feira, dia 19

Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 14h19 | Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 12h04

As inscrições para assistir a uma das 05 palestras terminam neste domingo

Tem início na próxima segunda-feira, 19 de novembro, o I Congresso Científico em Fontes Renováveis de Energia e o II Workshop Sobre Fontes Renováveis de Energia, do IFG Câmpus Itumbiara. A abertura será às 19h, com realização de solenidade e apresentações culturais. A partir das 19h30, ocorre a conferência de abertura “Profissionais para Energias do Futuro: desafios e oportunidades”, que será conduzida pelo coordenador do Programa de Certificação de Profissionais Solares da ABDG, Carlos Felipe Ezequiel da Cunha Faria.

No segundo dia dos eventos, acontecem outras três palestras: uma sobre Inversores Híbridos com Sistemas de Armazenamento de Energia, outra acerca do Programa Goiás Solar e uma terceira que apresentará as Iniciativas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para promoção das energias renováveis no Brasil, que será ministrada por Marco Antônio Juliatto, que é assessor especial do NEPI – Núcleo Estruturante da Política de Inovação, junto a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Sobre o que será abordado durante sua palestra, Juliatto comenta que as “estratégias que estão sendo desenvolvidas pela Setec para as áreas de energias renováveis e eficiência energética se alinham à tendência que tem acontecido no Brasil e no mundo de busca por fontes renováveis de energia, muito em razão do custo elevado de fontes não renováveis (...)”. Ainda é uma preocupação da Setec, explica Juliatto, que as instituições possam ofertas cursos de nível técnico e superior na área de energia renovável e também sejam capazes de construir suas próprias usinas fotovoltaicas, como é o caso do Câmpus Itumbiara.

Outro palestrante que estará presente no Congresso é proprietário do Grupo Solar Tracker Brasil, Pedro José dos Santos Carvalho. Ele comenta que em relação às tendências e novas tecnologias que devem surgir no país nos próximos anos, na área de energia solar, estão os sistemas isolados, ou seja, não conectados à rede de distribuição de energia. E que para esses sistemas ganharem força no mercado brasileiro eles dependem,entre outras coisas, da "redução de impostos em relação a esses equipamentos" e avanço da tecnologia de armazenamento de energia.

Atualmente a Setec reúne 310 pesquisadores da Rede Federal em grupos de trabalho sobre biogás, biometano, biocombustível, energia eólica e fotovoltaica, edificações e indústria, menciona Juliatto.

Apresentação de Trabalhos
Também haverá espaço para apresentação de trabalhos científicos na terça e quarta-feira. Ao todo serão expostos 20 artigos, divididos em quatro momentos, e todas as sessões serão no auditório do Câmpus Itumbiara. Os autores dos trabalhos são das seguintes instituições: Instituto Federal de Goiás, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade Santa Rita de Cássia/Itumbiara, Senai/Itumbiara e Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Mais detalhes da programação geral aqui: http://eventos.ifg.edu.br/fontes-renovaveis/programacao/

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.