sororidade

Grupo de alunas espalha cartazes motivacionais nos banheiros femininos

Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 12h12 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 08h43

Iniciativa foi motivada após observarem colegas chorando ou se escondendo no local

Frases remetem às situações cotidianas e da rotina acadêmica

Quem nunca passou por um momento de autoestima baixa? Daquelas em que as desilusões da vida nos tiram a vontade de encarar o reflexo no espelho? Ou então, recebeu uma nota ruim na prova e se sentiu inferior e fracassado? Ou ainda correu até o banheiro para chorar escondido? Foi observando essas e outras situações parecidas, que um grupo de alunas do 2ª ano do Técnico Integrado em Química, do IFG Câmpus Itumbiara, tomou a iniciativa de transformar os banheiros femininos de uma espécie de “esconderijo” para um ambiente de positividade.

Com isso em mente, e inspiradas por exemplos da internet, elas resolveram escrever diversos cartazes com frases sobre empoderamento, elevação da autoestima, quebra de padrões estéticos, crença em si próprio e respeito pelos demais e espalhar pelos banheiros onde mais circulam as estudantes do nível médio.

Além dos cartazes motivacionais, e por iniciativa delas, o grupo também disponibilizou uma caixinha com produtos de higiene nos banheiros. As estudantes afirmam que na turma delas é comum ajudar uns aos outros, então elas veem com naturalidade a atitude de compartilhamento, mesmo que num espaço tão íntimo como o banheiro. A intenção é abastecer as caixas com mais produtos, e quem quiser colaborar com algum item (absorvente, sabonete, lenço umedecido e pasta de dente) pode deixar as doações no Setor de Apoio ao Discente.

Segundo as jovens, os cartazes já estão surtindo efeito, e elas ficaram muito felizes e sorridentes quando ouviram uma colega dizer “eu precisava ler isso hoje”. Para elas, a iniciativa, sem bem sucedida, podem até mesmo incentivar que a ação se estenda para o banheiro masculino.

Considerações
Para Patrícia Arantes, que é pedagoga e trabalha na Coordenação de Acompanhamento Pedagógico ao Discente, a atitude das jovens é muito válida e demonstra a sensibilidade delas em relação aos demais colegas que enfrentam situações de nervosismo e pressão. Patrícia reforça que é comum, principalmente entre as turmas de 1º ano, os alunos ficarem abalados quando obtêm uma nota ruim em alguma disciplina, e que por isso é importante lembrar que a nota é apenas um dos instrumentos de avaliação, e que ela, por si só, “não classifica ou define quem você é”.

Já a professora de Sociologia Luciene Correia, analisa que a iniciativa das alunas é excelente e surgiu também a partir de “discussões sobre o papel da mulher na sociedade, a educação das mulheres e o feminismo e o combate ao machismo” realizadas em sala de aula, cursos e eventos institucionais. O que contribuiu para provocar nelas um “pensamento crítico e reflexão que vão além das paredes da escola”, completa a professora.

Veja mais fotos no Facebook.

Nome das alunas executoras: Ana Alice Silva, Isabelly Quadros, Lívia Bessa, Maria Júlia Scandiuzzi e Nathálya Giovanna Santos Alves

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.