lançamento de livro

Professora Maria Rita lança livro sobre prática educativa

Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 12h00 | Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 10h35

Itumbiara é a 3ª cidade a promover uma noite de autógrafos da obra

Professores do Câmpus e a diretora-geral Aline Barroso (de azul) também prestigiaram o evento

“Enquanto nosso País tiver 13% de analfabetos eu não faço jus ao meu título de doutora”. Essa foi uma das diversas falas impactantes da profa. Maria Rita Nascimento Pereira, sobre a realidade da Educação brasileira, durante o lançamento de sua obra intitulada A contribuição de Paulo Freire e Enrique Dussel para a formação de professores no Brasil. O IFG Câmpus Itumbiara foi a terceira instituição de ensino a promover a divulgação, assim como também foi feito em Uberaba e Uberlândia.

A obra foi lançada numa data muito especial, 23 de abril, quando se comemora o Dia Mundial do Livro.

De acordo com a autora, que é professora substituta do IFG, o livro é “fruto de uma própria condução da prática educativa” que apresenta a visão e defesa de uma educação libertadora, da visão crítica, da libertação do pensamento e dos homens latino-americanos conforme defendia os filósofos Paulo Freire e Dussel. Maria Rita também afirma que “o ato de educar entrelaça diversidades e diferenças” e que a educação se dá quando alunos e professores aprendem conjuntamente, em uma ambiente que vai muito além da formação tecnicista, mas sim que se preocupa com a formação do indivíduo como um todo. Por isso, a docente afirma que não se vê como “detentora do conhecimento, mas como alguém comprometida a compartilhar e aprender”, tendo sempre o compromisso com a ética, o social e o respeito às características de cada um.

Os interessados em conhecer a obra de Maria Rita poderão visitar a Biblioteca do Câmpus Itumbiara que recebeu a doação de um exemplar. Além desse, a professora é autora de mais três livros e participa de sete coletâneas que abordam diversos temas relacionados à formação do professor e da Educação de Jovens e Adultos.

Noite Cultural

E para celebrar o lançamento da obra, a Arte se alinhou à Educação, e um belíssimo momento artístico e cultural foi promovido durante o evento, agraciando os presentes com música e teatro. Sob coordenação e regência da professora Daniela Oliveira o Coral Incantus, a Camerata de Violões e o Grupo Teatro Arte em Cena encantaram os presentes na Biblioteca. Os coralistas cantaram a música Imagine, de John Lennon, durante os acordes de violões foram executadas Ballet - Michael Praetorius e a aluna Nathalya Giovanna interpretou Tocando em Frente, de Almir Sater, acompanhada pela Camerata.

Já o grupo de teatro encenou a diferença entre um ambiente escolar opressor e centralizador, e outro mais harmonioso, aberto à formação da consciência crítica e heterogêneo.

Veja fotos do lançamento no Facebook.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.