projeto de ensino

Resultado acima da média geral do Enem demonstra eficiência do projeto Multiletramentos

Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2019, 12h21 | Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2019, 11h54

Quarta edição teve início ontem, e o número de participantes superou o de vagas ofertadas

As idealizadoras do Projeto de Ensino Multiletramentos divulgaram um gráfico comparativo das notas de redação e linguagem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E, de acordo com os resultados, elas têm muito a comemorar, uma vez que os participantes do Projeto em 2018 superaram a média geral nacional e também a média de outros estudantes do IFG Câmpus Itumbiara.

Os números positivos são a comprovação de um trabalho que tem como foco preparar o candidato para compreender e responder as questões de Artes, Literatura, Sociologia, Linguagens, Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras cobradas no Enem. E, além de trabalhar as habilidades acadêmicas dos jovens, as idealizadoras procuram sempre criar uma atmosfera de bem-estar onde o lado emocional do estudante também é trabalhado. Isso porque elas sabem que o aspecto psicológico dos candidatos é um dos fatores determinantes nos dias que antecedem a prova.

Em 2019 o projeto Multiletramentos está em sua 4ª edição e pela primeira vez foi permitido que todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio pudessem participar, ao contrário dos anos anteriores quando as vagas eram ocupadas seguindo a ordem de inscrição. Ao todo, de ontem até a véspera do Enem, 38 estudantes terão aulas semanais de oficinas de leitura e escrita.

Assim, a cada encontro, que tem duração de 1h30, os participantes receberão explanações de professores de diferentes áreas, que abordarão possíveis temas da prova de redação do Enem. Na aula inaugural de ontem, 7 de agosto, a jornalista do Câmpus, Brunna Santos, abordou o tema Fake News.

Sobre o Projeto

Docentes Pauliana, Selma e Dalva

O Projeto de Ensino Multiletramentos - A arte da arte da "leitura-escrita": das receitas aos improvisos criativos que em suspiros dos riscos se descomplicam em pautas é voltado prioritariamente para as turmas de 3º ano dos cursos Técnicos Integrados em Eletrotécnica e Química e do 8º período do Técnico em Agroindústria. Durante as aulas, os estudantes são estimulados a produzir diversos gêneros textuais, particularmente dissertativo-argumentativo, que é um dos tipos permitidos nas provas de redação do Enem. Após a entrega do texto, os alunos recebem a devolutiva das professoras com as devidas correções e impressões acerca da produção textual. Em 2019 a coordenadora é a profa. Pauliana Duarte, e a docentes Dalva Resende e Selma Zago são colaboradoras.

Seja por meio da música, da poesia, escrita ou pintura há sempre uma palavra de incentivo e superação. Na imagem acima , a “árvore da vida” que foi pintada pela professora Selma Zago e preenchida com palavras simbolizassem cada um dos estudantes. Os termos como “alegria, fé, altruísmo, calma” foram um dos citados.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.