Câmpus Itumbiara forma 25 estudantes no Curso Intermediário de Libras

Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 11h58 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 17h53

Cerimônia simbólica foi marcada por homenagens à coordenadora do curso, profa. Jaliane

A gratidão pelo conhecimento compartilhado e pelos ensinamentos acerca do valorização da pessoa surda marcaram as homenagens à professora Jaliane Soares, que ministrou o Curso Intermediário de Libras no IFG Câmpus Itumbiara este ano. Tanto que na cerimônia simbólica de encerramento do curso duas surpresas, em forma de apresentação musical, forma realizadas para homenageá-la.

Emocionada, durante suas palavras a profa. Jaliane incentivou os formandos a persistirem “na troca desse universo fantástico” que é a comunicação entre surdos e ouvintes, e lembrou a responsabilidade dos alunos de continuar sendo “a voz” das pessoas surdas. Quem também se emocionou durante seu discurso foi a diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso, e que também é integrante da turma de concluintes. A gestora revelou que o seu interesse em aprender a Língua Brasileira de Sinais surgiu pelo incomodo dela de, até então, não conseguir se comunicar com a aluna da Licenciatura em Química, Geane Silva. Aline também lembrou que foi inspirada pela atuação da ex-professora surda da Instituição, Maísa Conceição Silva.

Durante as homenagens dos estudantes, a representante da Turma II, Érica da Conceição Oliveira, lembrou o quanto “é necessário que a sociedade não ridicularize os intérpretes”, uma vez que “Libras não é um sinal aleatório. É a voz do surdo”, afirmou ao clamar pelo respeito os tradutores.

Além da estudante Geane, professora Jaliane e a diretora Aline, compuseram a mesa diretiva da cerimônia a gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão do Câmpus Itumbiara, Andrea Gomes, o coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), Danilo Oliveira, o vice-presidente da Associação dos Surdos de Itumbiara (ASIT), Bruno Henrique Santos e a professora da Escola Bilíngue Libras-Português de Itumbiara, Jakline Soares.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.