Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Expedição

Pesquisadores do Câmpus Itumbiara integram coordenações da “I Expedição do Ribeirão Santa Maria”

Publicado: Terça, 24 de Maio de 2022, 13h52 | Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2022, 09h08

Ao longo de toda a semana os expedicionários irão percorrer as nascentes e propriedades rurais da Região de Itumbiara

 

A concentração dos expedicionários ontem, 24, ocorreu na Avenida Beira Rio
A concentração dos expedicionários ontem, 24, ocorreu na Avenida Beira Rio

 

O Instituto Federal de Goiás e outras instituições de ensino de Itumbiara estão participando da “I Expedição Científica do Ribeirão Santa Maria – Ambientalista Adalberto Sousa e Silva”, que está sendo organizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente de Itumbiara (Comdemai). O projeto científico conta com a parceria de diversos órgãos públicos, empresas, entidades, conselhos, sindicatos e cooperativas. 

A Expedição teve início nesta segunda-feira, 24, e continua até o próximo sábado. Ao longo da semana serão percorridos cerca de 50 km por terra e por água, desde a nascente dos córregos Ponte Lavrada e Desemboque até a foz do Ribeirão Santa Maria onde está localizada a Estação de Captação de Água de Itumbiara. 

São muitos os objetivos da Expedição Científica conforme explica a conselheira da Comdemai e também fiscal da Agência Municipal do Meio Ambiente de Itumbiara (Ammai), Obede Rodrigues: “A Expedição tem um valor grandioso. (...) Vamos contribuir para um mundo melhor onde o desenvolvimento econômico esteja alinhado à sustentabilidade”. A conselheira ainda mencionou que o projeto irá produzir diversas pesquisas sobre a qualidade do solo e da água da região, informações sobre a fauna e flora local, realizará cadastramento de produtores rurais em programas sociais, dará orientações quanto ao descarte e destinação correta de resíduos para evitar a contaminação do solo e dos rios e mananciais. E mais, os dados coletados pelos expedicionários servirão de base para a elaboração de leis que regulamentem os condomínios rurais, políticas públicas ambientais e ações de bem-estar para a população rural e urbana e ainda práticas de conservação, preservação, sustentabilidade e economia solidária.

 

Participação do IFG

 Muitos são os profissionais que estão trabalhando voluntariamente na Expedição, dentre eles militares, enfermeiros, educadores, agrônomos, biólogos, engenheiros, economistas, comunicadores, agentes públicos, ambientalistas e muitos outros. Por parte do IFG Câmpus Itumbiara, nesses primeiros dias de trabalho, estão atuando os servidores Adilson Goulart (técnico-administrativo e mestre em Química), Brunna Santos (jornalista), Juliana Moraes (coordenadora do curso de Licenciatura em Química), Nelson Ney Dantas (docente da Geografia), e ainda o técnico-administrativo Gesmar de Paula Junior, que na oportunidade está representado outra instituição de ensino superior da cidade e colaborando com os expedicionários que estão utilizando caiaques para percorrer as nascentes.

A coordenadora Juliana está nas comissões de Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos e, além de contribuir com as pesquisas de análises químicas e produção de relatórios, ela está colaborando com as equipes que estão descendo as nascentes e coletando lixo que foram descartados nos mananciais. “Caso seja necessário [após os estudos] nós iremos ter apontamentos necessários para melhorar essa qualidade [da água] oferecendo ações que com o tempo venham a aumentar a quantidade de água no ribeirão Santa Maria. 

"O que estamos almejando e o que faremos após a expedição será um marco. A partir daqui vamos gerar uma onda gigantesca não só em Itumbiara", mas para outras regiões também, comentou a professora Juliana que também é membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH – PARANAÍBA).

 

Já o servidor e técnico de laboratório, Adilson Goulart, que está produzindo sua pesquisa de doutorado, disse que a Expedição irá contribuir com o trabalho dele que, entre os objetivos, tem o de validar um método para identificar e quantificar agrotóxico em solo em água e monitorar a região do ribeirão Santa Maria durante um ano. Por meio da Expedição, ele irá conhecer os mananciais, saber quais são os pontos de coleta, os tipos de ocupação do solo, principais plantações e cultivos da região e os agrotóxicos que estão sendo aplicados localmente.

A expectativa é que na quinta e sexta-feira o docente Nelson Ney atue na Comissão de Economia Solidária da Expedição que irá “identificar e mapear as diversas ocupações e suas atividades econômicas desenvolvidas, além de levantar a realidade socioeconômica dos produtores ao longo do manancial, identificar e mapear potenciais econômicos, como: ecoturismo, mineração, hortifrutigranjeiro, artesanato, dentre outros”, explicam os organizadores. 

 

Sobre a Expedição

O objetivo do projeto é “realizar um diagnóstico do ribeirão Santa Maria, e a partir dos resultados, oferecer aos gestores públicos as informações adequadas à criação e a implementação de políticas públicas, que garantam as necessárias ações ambientais para o abastecimento sustentável à população atual e às futuras gerações do município”. A organização da Expedição é do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente de Itumbiara (Comdemai) e a coordenação geral é do conselheiro da Comdemai e gestor ambiental, José Márcio Margonari Borges.

De acordo com o coordenador geral, os organizadores pretendem envolver o maior número de pessoas na Expedição Científica visando à conscientização da população e propagação de informações e práticas que contribuam com a qualidade do meio ambiente da região. Por conta disso, frisou o coordenador, é importante envolver instituições de ensino no projeto para que elas possam elaborar estudos e também dar continuidade às ações por meio da Educação.

Outras informações sobre a Expedição do Ribeirão Santa Maria poderão ser acompanhadas no Instagram: @expedicao.itb 

 

Graduandos da licenciatura também participarão das atividades da Expedição
Graduandos da licenciatura também participarão das atividades da Expedição

 

Os servidores Gesmar e Juliana tamém integram as equipes que estão percorrendo os mananciais
Os servidores Gesmar e Juliana fazem parte das equipes que estão percorrendo os mananciais

 

O servidor Adilson faz parte das comissões de Uso do Solo e Recursos Hídricos
O servidor Adilson está nas comissões de Uso do Solo e Recursos Hídricos

 

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

_______________________________

 

Leia mais:

Câmpus Itumbiara participa do lançamento oficial da “I Expedição do Ribeirão Santa Maria” 

 

Fim do conteúdo da página