INOVAÇÃO

Programa La Passion em Rede é aberto com atividades e solenidade no IFG

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 16h02 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 17h07

Durante 10 semanas, estudantes de todo o país e de Portugal realizarão diversas atividades nesta primeira etapa

Mesa diretiva do evento Lapassion em Rede

Em solenidade realizada na tarde de ontem, 19, no Instituto Federal de Goiás – Câmpus Itumbiara, autoridades federais, estaduais e municipais participaram da abertura oficial do Programa La Passion em Rede – Metodologia Brampssol. O Lapassion em Rede é a união de dois projetos: o Lapassion, financiado pela União Europeia, e o Brampssol, criado pelo Câmpus Itumbiara do Instituto Federal de Goiás, com o apoio da empresa Enel Goiás.

Presente na mesa diretiva, a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Barcelos Irigon, afirma que sempre foi uma entusiasta do projeto, desde o seu início. “Isso aqui é um sonho, e a cada sonho que se realiza a gente vai fazendo outros se realizarem”. Oneida conta que essa etapa de Itumbiara reúne estudantes de 24 estados brasileiros e de Portugal e que o conjunto de atores – professores, servidores e estudantes – “nos fazem perceber que a educação é uma via de mão dupla, é um meio de articulação, cooperação, colaboração, um segurando na mão do outro”, comenta. A reitora ressalta ainda que essa metodologia Brampssol, criada no IFG – Câmpus Itumbiara, é uma proposta voltada às particularidades da Rede Federal, propicia um ambiente ainda mais inclusivo, sistêmico, feito com metodologias ativas para contribuir com a resolução de problemas reais.

A gerente de Projetos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Úrsula Maruyama, participou da solenidade como representante do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Tomás Dias Sant'Ana. Ela conta que é ex-aluna da Rede Federal e que à época fez o curso técnico em Eletrotécnica. E que por isso estava ali falando para tantos estudantes. “Vocês precisam acreditar no potencial de vocês. O La Passion em rede tem a capacidade de transformar esse país. Vocês representam o que há de melhor em educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade”, finaliza.

Acesse o álbum de fotos do evento.

Realizado com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o La Passion representa, para a vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho, Deborah Santesso Bonna, um momento muito importante para a Rede Federal, pois mostra a vocação internacional das instituições. “Os estudantes serão capazes de se conectar com as demandas locais e resolver desafios de todo planeta”, diz.

Subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação e representante do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, Sheila Oliveira Pires afirma que a iniciativa do La Passion tem um papel fundamental ao fazer do aluno o protagonista da sua própria vida, desenvolvendo habilidades de liderança, para atuação no mercado de trabalho, aliando o conhecimento da academia com a habilidade de cooperar, criar e viver em coletividade.

Já o diretor-geral do Câmpus Itumbiara, Marcos Antônio Arantes, afirma que é uma honra receber essa etapa do programa. “Serão 10 semanas de muito trabalho, que visa realizar projetos interdisciplinares com foco na inovação. E por que não sonhar? Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e arrisque-se”, finaliza o diretor.

Solenidade

A solenidade foi aberta com a apresentação do Grupo de Choro do IFG - Câmpus Goiânia seguida das falas e, ao final, o estudante do Câmpus Itumbiara Nelson Rodrigues Silva, participante dessa etapa do La Passion, contou um pouco do projeto, que reúne pesquisa, o projeto IF Maker, empresas, sociedade, aproximando o empresariado da comunidade. “Nessa etapa, vamos capacitar alunos, tutores e equipe com base na empatia. Queria dizer que nunca passei tanto tempo sem dormir”, finaliza Nelson.

Participaram do evento os pró-reitores do IFG, gestores e servidores, reitores e representantes de outros Institutos Federais, do Conif, representantes dos poderes estadual e municipal, de associações de comércio de Itumbiara, empresas e parceiros.

O Programa

O La Passion está planejado para ser realizado em quatro anos, com o objetivo de expandir para toda Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, países de língua portuguesa e latino-americanos. Foi um projeto criado pelo professor Carlos Ramos, do Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, e contou com a parceria de instituições de seis países: Portugal, Espanha, Finlândia, Uruguai, Chile e Brasil, e com a participação de cinco Institutos Federais.

A metodologia Brampssol foi criada por estudantes e docentes do Câmpus Itumbiara em 2021. Baseados na expertise adquirida com a participação no projeto Lapassion, alunos e docentes de Itumbiara desenvolveram a metodologia que torna os estudantes ainda mais protagonistas no desenvolvimento de suas soft-skills. De aluno para aluno, o Brampssol coloca estudantes como tutores dos próprios estudantes e tem como fio condutor o Design Thinking, utilizado por grandes instituições e empresas no desenvolvimento de projetos.

O programa plurianual do Lapassion em Rede, Metodologia Brampssol, tem sua primeira etapa no Câmpus Itumbiara. Ao longo de 10 semanas, estudantes de todo o Brasil e de Portugal, vão propor soluções inovadoras para desafios reais, contando com a parceria de grandes empresas e instituições. Essa etapa conta com a participação de 32 Institutos da Rede Federal, 2 Institutos Politécnicos de Portugal, contabilizando um total de 47 câmpus, 55 estudantes e 14 tutores, divididos em 11 times.

O projeto conta com a participação de estudantes de institutos do Brasil e Portugal

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria